Brasil – A Receita Federal paga nesta sexta-feira, 30 de agosto, o quarto dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2024. Serão beneficiados aproximadamente 5,3 milhões de contribuintes, incluindo cerca de 47 mil residentes no Rio Grande do Sul. O lote também abrange restituições residuais de anos anteriores.
Distribuição dos valores e critérios de prioridade
O total de R$ 6,87 bilhões será desembolsado para 5.347.441 contribuintes ao longo do dia, com os valores sendo creditados na conta bancária informada ou na chave Pix do tipo CPF indicada na declaração.
Diferente dos lotes anteriores, a maior parte das restituições deste lote, cerca de 4.904.908, será destinada a contribuintes que não possuem prioridade legal, como o uso de declaração pré-preenchida ou residirem no Rio Grande do Sul.
Entre os contribuintes prioritários, estão 261.019 pessoas que informaram a chave Pix (CPF) ou utilizaram a declaração pré-preenchida, seguidos de 84.659 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, e 47.238 residentes no Rio Grande do Sul, que foram incluídos na lista de prioridades devido às enchentes de maio deste ano.
Além disso, 27.372 contribuintes que têm o magistério como principal fonte de renda, 15.077 idosos com mais de 80 anos, e 7.168 pessoas com alguma deficiência ou doença grave também estão entre os contemplados.
Como consultar a restituição e procedimentos para pendências
Os contribuintes podem verificar se foram incluídos no lote acessando o site da Receita Federal. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal em tablets e smartphones.
Caso a restituição não seja creditada, por exemplo, devido a conta bancária desativada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Nesse período, o contribuinte pode agendar o crédito em outra conta bancária através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco. Se o valor não for resgatado após um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada”.
Opções de títulos:
receita federal libera R$ 6,87 bilhões em restituições do imposto de renda
confira se você está no quarto lote de restituição do imposto de renda 2024
restituição do imposto de renda: quarto lote beneficia 5,3 milhões de contribuintes
receita federal paga hoje quarto lote de restituições; veja se você foi contemplado
contribuinte, confira se sua restituição do imposto de renda está neste quarto lote
restituição IR 2024, receita federal, imposto de renda, consulta restituição, pagamento IR