22 de maio de 2024 00:28

Cotidiano em destaque

Prova de vida digital já está disponível; veja o passo a passo

Publicado em

Prova de vida digital já está disponível; veja o passo a passo

Depois da fase de testes desde novembro do ano passado, a prova de vida digital agora está disponível para todos os aposentados, pensionistas e anistiados da administração federal. Para realizar a Prova de Vida Digital, porém, o beneficiário precisa ter a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O serviço pode ser acessado por meio do aplicativo SouGov.br , canal de atendimento recém-lançado pelo governo federal, exclusivo para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados em substituição ao aplicativo Sigepe Mobile.
A comprovação digital é realizada por meio da validação facial, conforme instruções no aplicativo SouGov.br. Mesmo quem excedeu o prazo de três meses para fazer o procedimento pode seguir as instruções.

Passo a passo
O beneficiário deve acessar o aplicativo SouGov.br e, na página inicial, clicar nas linhas ao lado do nome SouGov.br e depois na opção “Prova de Vida” para saber se a situação está “Regular, “Pendente” ou “Em Atraso”.

Podem aparecer três situações na tela: regular, que significa que não precisará realizar o procedimento de comprovação da prova de vida, pendente, que está dentro do ciclo, de três meses, para realizar. Nesse caso, é necessário clicar em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.
Já se aparecer “Em Atraso”, o segurado ultrapassou o período de três meses para realizar a prova de vida, mas é possível fazer o procedimento mesmo assim. Basta clicar em em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.

Depois, o beneficiário deve ler com atenção as orientações e depois clicar em “Entendi! Abrir Meu gov.br”, pois assim será direcionado para o aplicativo Meu gov.br. Em seguida, no aplicativo “Meu gov.br”, clicar em “Entrar com gov.br”, digitar o CPF e clicar em “Avançar” e, depois, digitar senha e clicar em “Entrar”.
O próximo passo é clicar em “Autorizar” e depois em “Realizar Validação”, depois clicar em “Permitir”, seguir o tutorial ou clicar em “Pular”. Depois, seguir as instruções do aplicativo para realizar a Validação Facial e depois apertar no botão marcado para tirar foto. Por último, após receber a mensagem de sucesso da Validação Facial, voltar ao aplicativo SouGov.br para consultar a situação da prova de vida.

Prova de vida convencional

Quem não tiver a biometria cadastrada no TSE ou no Denatran, ou não optar pela comprovação digital, deve realizar a prova de vida no banco em que recebe o provento ou benefício.

Todas as informações sobre a realização da prova de vida digital e o seu acompanhamento pelo aplicativo SouGov.br estão disponíveis no Portal do Servidor.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana