14 de maio de 2024 01:21

Cotidiano em destaque

Promotor arquiva investigação contra secretário que usou caminhão da prefeitura para transportar mudança, em Gurupi

Publicados

sobre

Promotor arquiva investigação contra secretário que usou caminhão da prefeitura para transportar mudança, em Gurupi

O Ministério Público arquivou a investigação que havia sido aberta para apurar ato de improbidade administrativa do secretário de saúde Gurupi, Sinvaldo dos Santos Moraes. Ele chegou a ser preso em maio deste ano após um caminhão da Prefeitura de Gurupi ser flagrado descarregando uma mudança na casa dele pouco tempo depois de assumir o cargo.

A manifestação pelo arquivamento foi feita pelo promotor Roberto Freitas Garcia, da 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi. A defesa feita pelo secretário foi de que é ele é servidor efetivo federal, no âmbito do Ministério da Saúde, e por isso tinha direito a receber uma indenização para despesas de viagem, mudança e instalação.

O argumento foi aceito em parte pela promotoria.

“Ocorre, entretanto, que a despeito de não terem sido observadas as formalidades inerentes ao pagamento das indenizações de ajuda de custo e de transporte […] é impositivo reconhecer que era direito do investigado o recebimento dessa verba, ademais, consta dos autos que o mesmo promoveu, com recursos financeiros próprios (no importe de R$ 650), o abastecimento do veículo oficial, quando de sua chegada a Gurupi, não havendo se falar, assim, em conduta dolosa, nem tampouco de dano causado ao erário”, diz o documento.

Com esse entendimento o promotor promoveu o arquivamento do inquérito civil público, mas a decisão ainda deverá ser analisada pelo Conselho Superior do Ministério Público.

Além dessa investigação, no âmbito do MPE, o secretário também responde a uma ação criminal, tendo em vista que foi autuado por crime de peculato pela Polícia Civil.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana