19 de maio de 2024 12:40

Cotidiano em destaque

PRF apreende quase 1 tonelada de peixe sendo transportado sem refrigeração junto com grandes quantidades de amônia, em Miranorte

Publicado em

PRF apreende quase 1 tonelada de peixe sendo transportado sem refrigeração junto com grandes quantidades de amônia, em Miranorte

Um homem foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado transportando uma carga de peixe e amônia em um mesmo compartimento. O flagrante ocorreu na BR-153 em Miranorte, na região central do estado, nesta quarta-feira (25).

O caminhão foi abordado e os agentes sentiram um cheiro forte saindo do compartimento de carga. Durante a verificação foram encontrados 840 quilos de peixe para consumo humano, junto com 80 quilos de um tipo de amônia.

Devido à alta quantidade e risco do produto, além da falta de equipamentos específicos para o manuseamento da carga, os agentes não conseguiram identificar o vazamento. Um profissional com equipamentos específicos foi chamado para neutralizar o agente químico.

O motorista apresentou as notas fiscais referentes dos produtos, mas foi constatado o crime de transportar substância tóxica em desacordo com as normas, além do delito de gerar perigo para a vida ou saúde de outrem. O condutor e o veículo foram levados para delegacia de Polícia Civil de Miracema.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) foram chamados para dar destinação correta aos produtos.

Riscos da amônia

A amônia está presente naturalmente no meio ambiente e em organismos, mas também é produzida artificialmente e serve de matéria-prima para muitas aplicações. Ela pode ser utilizada na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras e plásticos, de produtos de limpeza e até explosivos.

Caso seja inalada, pode problemas respiratórios, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores. O contato e a exposição ao produto químico pode, inclusive, levar até a morte.

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana