28 de abril de 2024 20:16

Cotidiano em destaque

Preços de remédios devem subir a partir do dia 1º de abril; entenda o reajuste

Publicado em

Preços de remédios devem subir a partir do dia 1º de abril; entenda o reajuste

A partir do dia 1º de abril, a autorização da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para reajuste dos remédios entrará em vigor. Desta forma, os medicamentos devem ficar mais caros em todo o país.

O percentual autorizado para o reajuste deve ser divulgado nos próximos dias. Uma análise do Citi, no entanto, aponta que a alta deve ficar em torno de 10% – próxima à inflação registrada no ano passado, de 10,06%.

Como é calculado o reajuste

Pela legislação em vigor, o reajuste anual dos preços de medicamentos é definido considerando a inflação, além de outros indicadores do setor.

O primeiro deles, Fator X, é estabelecido a partir da estimativa de ganhos futuros de produtividade das empresas que compõem a indústria farmacêutica no país. Segundo um comunicado da Anvisa, o Fator Z também terá valor igual a zero, conforme preveem as regras de uma resolução do comitê que estabelece os critérios de composição de fatores para o ajuste de preços de fármacos.

Além dos fatores X e Y, entram no cálculo o fator Y – que se refere a ajuste de preços relativos entre setores – e a inflação.

No ano passado, o reajuste autorizado foi de até 10,08% para os medicamentos, ante uma inflação de 4,52% no ano anterior.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana