19 de maio de 2024 11:02

Cotidiano em destaque

Polícia apreende mais de 100kg de capim dourado colhidos clandestinamente no Jalapão

Publicado em

Polícia apreende mais de 100kg de capim dourado colhidos clandestinamente no Jalapão

Um total de 170 kg de capim dourado foram apreendidos pela Polícia Militar (PM) em Dianópolis, no interior do estado. Conforme o Instituto de Natureza do Tocantins (Natutatins), o material foi colhido e transportado ilegalmente. O produto usado na fabricação de artesanatos é encontrado na região do Jalapão e só pode ser colhida por artesãos e extrativistas dentro de um prazo permitido e com autorização do órgão ambiental.

A apreensão aconteceu nesta terça-feira (23) após a PM receber uma denúncia anônima relatando que o homem, dono da caminhonete onde estava o capim dourado, costumava fazer a colheita de forma ilegal. O veículo foi abordado e, durante revista, grande quantidade de hastes foram encontradas. Após o flagrante os policiais acionaram o Naturatins.

O homem foi levado para Gurupi, onde foi realizado registro do flagrante juntamente com os órgãos competentes.

O Naturatins informou que “por se tratar de um produto que só pode deixar o Estado manufaturado, o capim-dourado apreendido é sempre devolvido para as associações de artesãos devidamente licenciados para colher as hastes”.

Conforme o Naturatins a Lei 3.594/2019 estabelece que o período de colheita do capim dourado deve ocorrer entre 20 de setembro e 30 de novembro. Mesmo dentro do prazo, somente cerca de 400 artesãos e extrativistas estão autorizados para fazerem a colheita das hastes na região do Jalapão.

Os coletores credenciados precisam observar algumas regras. Entre elas está a proibição do transporte e da comercialização in natura. As hastes só podem ser manejadas na forma de peças artesanais.

“Outra orientação importante repassada pelo Naturatins é que apenas as hastes devem ser colhidas desde que estejam completamente secas e maduras, e as flores devem ser cortadas e espalhadas no local em que foram coletadas, garantindo assim a dispersão das sementes e a manutenção dos campos de capim dourado da região”, explicou a gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz.

As pessoas interessadas em possuir a licença para a coleta, manejo e transporte do capim dourado devem solicitar a mesma junto ao Naturatins. Para conseguir a autorização é necessário fazer o pedido no Sistema de Gestão Integrada Ambiental (Sigam) no site do Naturatins.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana