Um total de 170 kg de capim dourado foram apreendidos pela Polícia Militar (PM) em Dianópolis, no interior do estado. Conforme o Instituto de Natureza do Tocantins (Natutatins), o material foi colhido e transportado ilegalmente. O produto usado na fabricação de artesanatos é encontrado na região do Jalapão e só pode ser colhida por artesãos e extrativistas dentro de um prazo permitido e com autorização do órgão ambiental.
- Publicidades -
A apreensão aconteceu nesta terça-feira (23) após a PM receber uma denúncia anônima relatando que o homem, dono da caminhonete onde estava o capim dourado, costumava fazer a colheita de forma ilegal. O veículo foi abordado e, durante revista, grande quantidade de hastes foram encontradas. Após o flagrante os policiais acionaram o Naturatins.
O homem foi levado para Gurupi, onde foi realizado registro do flagrante juntamente com os órgãos competentes.
O Naturatins informou que “por se tratar de um produto que só pode deixar o Estado manufaturado, o capim-dourado apreendido é sempre devolvido para as associações de artesãos devidamente licenciados para colher as hastes”.
Conforme o Naturatins a Lei 3.594/2019 estabelece que o período de colheita do capim dourado deve ocorrer entre 20 de setembro e 30 de novembro. Mesmo dentro do prazo, somente cerca de 400 artesãos e extrativistas estão autorizados para fazerem a colheita das hastes na região do Jalapão.
Os coletores credenciados precisam observar algumas regras. Entre elas está a proibição do transporte e da comercialização in natura. As hastes só podem ser manejadas na forma de peças artesanais.
“Outra orientação importante repassada pelo Naturatins é que apenas as hastes devem ser colhidas desde que estejam completamente secas e maduras, e as flores devem ser cortadas e espalhadas no local em que foram coletadas, garantindo assim a dispersão das sementes e a manutenção dos campos de capim dourado da região”, explicou a gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz.
As pessoas interessadas em possuir a licença para a coleta, manejo e transporte do capim dourado devem solicitar a mesma junto ao Naturatins. Para conseguir a autorização é necessário fazer o pedido no Sistema de Gestão Integrada Ambiental (Sigam) no site do Naturatins.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820