Durante a plenária do Plano Plurianual (PPA) participativo, em Palmas, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (16), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino fez a entrega de recursos para a polícia tocantinense como armamentos e viaturas.
- Publicidades -
“Além de armamentos letais, não letais e equipamentos, estou trazendo 22 viaturas que estão ali fora e estão sendo entregues ao governador. Essas viaturas são do programa chamado Pronasci”, disse.
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade.
O ministro afirmou que o governo federal, ao longo do ano, fará entrega de mais equipamentos e um helicóptero para a segurança pública do Tocantins.
A promessa da aeronave para o estado foi feita ainda em abril, enquanto a polícia fazia buscas por criminosos na operação Canguçu com helicópteros das forças de segurança de ouros estados que participaram da força-tarefa.
Capital violenta
O reforço para a segurança chega em um momento em que Palmas vive uma intensa onda de violência, com aumento de mais de 200% no número de homicídios. São pelo menos 85 mortes na cidade em 2023. Um levantamento feito pelo g1 mostrou que homens negros e da periferia são as maiores vítimas.
Dino também falou que o Fundo Nacional de Segurança Pública tem projetos sendo realizados em parceria com o governo estadual no valor de R$ 90 milhões e prometeu a construção de três núcleos da Casa da Mulher Brasileira no estado, sendo uma delas em Palmas.
Presenças
A plenária do PPA contou com a presença dos ministros Flávio Dino, Simone Tebet, do Planejamento, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores.
Objetivos estratégicos
A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.
m seu formato participativo, o programa é uma parceria do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela elaboração do Plano Plurianual (PPA), e da Secretaria-Geral da Presidência da República, que articula a participação social. Ele conta ainda com a participação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820