O Plano de Enfrentamento à Desinformação, voltado às Eleições de 2024, foi apresentando aos membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) durante sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 22., em Palmas. A iniciativa segue as diretrizes do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
- Publicidades -
O Plano será liderado pela Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do TRE-TO, como parte de uma iniciativa estratégica do Programa de Gestão 2023-2025. A apresentação foi conduzida pelo assessor de Comunicação, Cristiano Machado Santos.
Como o plano vai funcionar
“O trabalho é preventivo e proativo. E envolverá também as demais secretarias e unidades do TRE. E não fica restrito apenas ao campo virtual. Também apresentaremos oficinas online e presenciais; palestras para o público interno e externo, eventos, entrevistas coletivas e reuniões específicas nas zonas eleitorais e mobilizações com públicos específicos como representantes de partidos políticos, profissionais liberais, da comunicação, do Direito, do sistema de Justiça e da sociedade em geral”, explicou o assessor.
As campanhas de informação e combate à desinformação, de acordo com o TRE, serão permanentes durante todo o ano, com cronograma de ações e mobilizações virtuais e presenciais para que alcançar o maior número de pessoas neste processo.
Desenvolvido pela Ascom, em colaboração com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Central de Atendimento Virtual dos Eleitores (Cave), terá atuação conjunta no atendimento de demandas e checagem de mensagens. A iniciativa manterá contato com a comunicação do TSE, que utiliza a ferramenta “Fato ou Boato”.
📲 Sigas as redes sociais do Jornal Sou de Palmas no Instagram, X (Twitter) e Facebook.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do JSP em tempo real
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820