17 de maio de 2024 09:08

Cotidiano em destaque

PIS/PASEP de 2021 vai beneficiar quem trabalhou ano passado; veja detalhes

Publicado em

PIS/PASEP de 2021 vai beneficiar quem trabalhou ano passado; veja detalhes

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep será unificado no calendário de 2021 e 2022. Os trabalhadores que estão aguardando o recebimento do benefício este ano precisam se atentar as novidades. Devido à pandemia, o governo federal remarcou para o ano que vem o pagamento do abono salarial, o motivo para isso seria a justificativa orçamentária.

O calendário de pagamentos de 2021 é referente ao ano base de 2020, por exemplo, para receber o abono em 2021 será necessário ter trabalhado ao menos 30 dias no ano passado, assim como no calendário de 2022, onde para receber o abono salarial será necessário ter trabalhado ao menos 30 dias em 2021.

 

Unificação dos calendários

A unificação dos calendários de 2021 e 2022 veio mediante a crise da Covid-19 que instaurou um clima de instabilidade econômica do país. Além disso, o governo também deve liberar nos próximos dias o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, o BEm.

O Benefício será destinado a todos os trabalhadores que tiverem a redução de jornada e salário reduzidos proporcionalmente, bem como para os trabalhadores que tiverem os contratos de trabalho temporariamente suspensos.

 

Entenda como vai ficar o PIS/Pasep 2022

Até o momento, as regras para a liberação ainda não mudaram. Logo, para receber o abono salarial no calendário de 2021 os trabalhadores precisam ter atuado ao menos 30 dias de carteira assinada em 2020.

Contudo, é preciso ficar atento, pois o tempo de serviço de cada ano difere a concessão do pagamento, por exemplo, quem trabalhou de carteira assinada em 2020 terá direito de receber o abono referente a 2021. Já quem exerceu ou exercer atividade em 2021 deverá ser incluso nos pagamentos do ano que vem.

Além disso, para ter direito ao abono salarial é preciso que o trabalhador tenha ganho no máximo dois salários por mês durante o período em exercício, além de estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos.

 

Quanto vou receber?

Para fazer o cálculo de quanto você deve receber é preciso dividir o salário mínimo por 12 (doze meses) e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou. Vale lembrar que o mês em que você trabalhou 15 dias ou mais também será considerado nesse cálculo.

 

Confira a tabela:

PIS/PASEP de 2021 vai beneficiar quem trabalhou ano passado; veja detalhes

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana