Palmas – O estado do Tocantins viveu um final de semana de temperaturas elevadas, reforçando a expressão popular de que “Tocantins tem um sol para cada um”. Em Palmas, a temperatura chegou a 39,6 graus nas últimas 24 horas, colocando a capital como a quarta cidade mais quente do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.
- Publicidades -
Os dados foram registrados no sábado (10), quando outras cidades brasileiras também enfrentaram calor intenso, com Carolina e Balsas, no Maranhão, ultrapassando os 40 graus. No Tocantins, cidades como Pedro Afonso (39,2 graus), Araguaína (38,9 graus), Rio Sono (38 graus) e Santa Fé do Araguaia (38 graus) também sentiram o forte calor.
Palmas enfrenta semana de calor intenso
A previsão para este domingo (11) em Palmas é de uma temperatura máxima de 39 graus, com possibilidade de elevação. A tarde será marcada por poucas nuvens e névoa seca, características típicas do período. Durante a semana, as temperaturas continuarão elevadas, com máximas superiores a 35 graus.
Na segunda-feira (12), a umidade máxima prevista é de 40%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que estabelece o limite ideal em 50%.
Chuva surpreende moradores de Araguatins
Apesar do calor predominante, Araguatins registrou uma chuva intensa durante o fim de semana. No sábado (10), uma tempestade acompanhada de ventania derrubou barracas e árvores, causando transtornos na cidade.
Na praia da Ponta, estruturas montadas na beira da água foram ao chão, e a força do vento assustou pessoas em um flutuante, derrubando objetos dentro da embarcação.