28 de maio de 2024 23:13

Cotidiano em destaque

Operação Piracema: 200 quilos de pescado e 3 mil metros de redes de pesca são apreendidos durante ação em três cidades do Tocantins

Publicado em

Operação Piracema: 200 quilos de pescado e 3 mil metros de redes de pesca são apreendidos durante ação em três cidades do Tocantins

Nesta quarta-feira, 22, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceira com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Guarda Metropolitana de Palmas e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado do Tocantins (Graer/PMTO), realizaram uma blitz da Operação Piracema 2023/2024. A ação, que ocorreu na Ponte da Amizade em Palmas, resultou na apreensão de um caminhão transportando cerca de 12 mil metros de carvão de origem vegetal nativa.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, coronel Edvan de Jesus Silva, explicou que a operação contou com patrulhamento terrestre, aéreo e aquático. “Tivemos equipes atuando no lago de Palmas, realizando blitz terrestre e também sobrevoando a região com drones e helicóptero”, informou.

De acordo com o gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, as ações irão ocorrer em todo o Estado, durante o período da piracema, conforme previsto na Portaria nº 155/2023 Naturatins. “O objetivo é coibir a caça e a pesca predatórias, o transporte ilegal de pescado, além de outros crimes ambientais”, explicou.

Babaçulândia e Filadélfia

A fiscalização do Naturatins também atuou nos municípios de Babaçulândia e Filadélfia, por meio da equipe do Pólo II do órgão ambiental, sediado em Araguaína. A ação que foi realizada no rio Tocantins e seus afluentes, resultou no recolhimento de 3 mil metros de redes de emalhar de diversos tamanhos, 200 quilos de pescado, uma canoa, um motor rabeta e diversos apetrechos de pesca. Os peixes apreendidos foram doados para a comunidade local e também para o Lar de Idosos Sagrado Coração de Jesus, situado em Araguaína.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana