O bueiros da praia da Graciosa, um dos principais pontos turísticos de Palmas, ganharam pinturas e mensagens de conscientização. Artistas da Capital pintaram a frase ”O rio começa aqui”, o objetivo é alertar os moradores para que descartem o lixo de maneira correta, visto que os resíduos que passam pelo escoamento chegam até as águas dos rios e lagos.
As pinturas coloridas foram feitas por três artistas convidados a colaborar com o programa ‘Rios + Limpos’ do Ministério do Meio Ambiente. Apoiado pela Prefeitura de Palmas, a ação incentiva atitudes de preservação.
Um dos artistas que participou do projeto é o publicitário Adriano Alves da Silva, de 48 anos. Ele que também é professor e trabalha com artes visuais pintou quatro bueiros com desenhos que simbolizam a água em formato de mão.
“É a mão humana como responsável pela sujeira nos rios. A mensagem é para fazer as pessoas relacionarem, de uma forma subliminar, que a sujeira que escoa pelos bueiros tem a nossa mão”, explicou.
Adriano Alves fez pinturas em bueiros da praia da
Betto Gaspar e Lucas Fernandes também participaram da ação e desenharam peixes para lembrar como os animais podem sofrer com a poluição dos rios.
O artista, que já tinha feito artes em muros, diz que espera ajudar o meio ambiente com o trabalho. “Gostei muito do resultado, fiquei orgulhoso e as pessoas estão me parabenizando. Eu acho que toca as pessoas esse tipo de mensagem. Bueiro é um local esquecido, está lá e as pessoas nem percebem. E a arte, pincipalmente urbana, entrega vida às áreas insípida da cidade”, disse.
A prefeitura de Palmas, que apoia o programa Rios + Limpos, disse que um mutirão de limpeza será realizado nolago de Palmas “O lago é um patrimônio de valor inestimável para a cidade. E, embora ainda abundante, a água é um recurso natural não renovável e essencial à vida. Por isso a necessidade de preservá-la”, disse o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente Fábio Chaves.
Rios + Limpos
O programa “Rios + Limpos” foi lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em setembro de 2021. O projeto tem o objetivo de incentivar ações de despoluição dos rios, limpeza e coleta de lixo, além da implementação de sistemas de tratamento adequado.
Entre as ações realizadas em Palmas está prevista para este sábado (19) um mutirão de limpeza no Lago de Palmas. A atividade começa às 8h na Praia da Graciosa e antecipa as comemorações do Dia da água, que é celebrado no dia 22 de março.
Também receberão o mutirão a Praia das Arnos, Praia do Prata e ilhas. A expectativa é que mais de 100 pessoas participem das ações, já que além da Fundação Municipal de Meio Ambiente também são parceiros do programa:
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Prefeitura de Palmas, o Exército Brasileiro, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Marinha do Brasil, a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan) e a Associação dos Proprietários de Catamarã.