18 de maio de 2024 11:57

Cotidiano em destaque

Novas viaturas para Delegacias da Mulher do Tocantins são entregues durante lançamento do Pronasci em Brasília

Publicado em

Novas viaturas para Delegacias da Mulher do Tocantins são entregues durante lançamento do Pronasci em Brasília

Nesta quarta-feira, 15, o secretário da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Wlademir Costa, participou do relançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II), do Governo Federal, em Brasília, ocasião em que recebeu novas viaturas para o Tocantins.

o Governo Federal entregou aos Estados e municípios 270 viaturas para fortalecer o patrulhamento preventivo, a investigação policial, o acompanhamento de medidas protetivas de urgência e o atendimento qualificado no combate à violência contra a mulher. O Tocantins receberá três para a Patrulha Maria da Penha (todas para Palmas) e três para as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (uma para Araguaína, uma para Palmas e uma para Gurupi).

O Pronasci tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade. O programa terá cinco grandes eixos: Enfrentamento e prevenção de violência contra as mulheres; Fomento às políticas de segurança pública com cidadania com foco em territórios vulneráveis e altos índices de violência; Políticas de cidadania com ensino formal e profissionalizante para presos e egressos; Apoio às vítimas da criminalidade e Combate ao racismo estrutural.

O secretário  destacou a entrega das viaturas para reforçar o combate à violência contra a mulher. “Agregando às ações que já estamos desenvolvendo para a proteção de vítimas de violência doméstica no Tocantins, as novas viaturas serão fundamentais para ampliar a capacidade de atendimento das nossas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher.”, enfatizou o secretário.

Autoridades presentes 

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, reforçou a atuação da Segurança Pública para a garantia de direitos da população. “As pessoas se perguntam se segurança é polícia ou é social. O Pronasci está aqui para mostrar que os dois se complementam, um não anda sem o outro. Segurança também é política social, não é apenas lei e ordem.”, afirmou.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou durante o evento o decreto de Lei nº 11.530, de 24 de outubro de 2007, que institui o Pronasci II, garantiu que reunirá os esforços necessários para que o programa funcione em todos os estados. “Fico feliz com a recuperação desse programa, porque o papel do Estado é cuidar das pessoas. O Governo não pode ser omisso aos problemas da Segurança Pública. Não faltará os recursos necessários para implantar o Pronasci na sua plenitude.”, completou o presidente.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana