3 de maio de 2024 05:39

Cotidiano em destaque

Naturatins suspende autorizações para realizar queimadas controladas no Estado

Publicados

sobre

Naturatins suspende autorizações para realizar queimadas controladas no Estado

Suspensão das autorizações ambientais para promover queimadas controladas no Tocantins foi iniciada nesta quarta-feira, 27. Proibição dura até 15 de outubro, durante o período de maior estiagem no estado.

A portaria publicada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins ), no Diário Oficial do Estado, suspende a vigência das autorizações que já foram emitidas, bem como a emissão de novas permissões.

A medida serve para prevenir a propagação do fogo neste período de maior estiagem no Tocantins. Desde janeiro o Tocantins registrou 4.283 focos de queimada e era o segundo estado com mais registros até esta quinta-feira (28).

A suspensão não se aplica às ações de Manejo Integrado do Fogo (MIF) desenvolvidas nas unidades de conservação de proteção integral e nas comunidades tradicionais do estado. As ações são realizadas por equipes de brigadistas treinadas do próprio Naturatins.

O que é a queima controlada

A técnica utiliza o fogo como fator de produção e manejo em atividades agropastoris ou florestais. Também pode ser utilizada para fins de pesquisa científica e tecnológica em áreas com limites físicos definidos.

A realização dessa modalidade de queima exige autorização do órgão ambiental responsável.

Conforme o Naturatins, a prática da queima controlada é utilizada no meio rural para obter a melhoria de pastagens, limpeza de restos de lavouras, controle de espécies indesejáveis, parasitas, doenças, dentre outros.

Mais risco de queimadas

Com o período quente e seco nesta época do ano, a quantidade de queimadas só cresce no estado. E a tendência é que o tempo fique ainda mais propício para esse tipo de problema.

Em todo o estado pelo menos 110 brigadas municipais estão atuando no combate a incêndios, somando pelo menos 700 pessoas. Neste ano o estado também tem 60 brigadistas do Naturatins, outros 80 ligados ao Corpo de Bombeiros e mais 214 do Ibama.

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana