17 de maio de 2024 05:42

Cotidiano em destaque

Motociclistas que transportarem crianças menores de 10 anos podem responder por infração de trânsito gravíssima, alerta Detran do TO

Publicado em

Motociclistas que transportarem crianças menores de 10 anos podem responder por infração de trânsito gravíssima, alerta Detran do TO
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) alerta aos condutores de motocicletas que transportar criança de menos de 10 anos é considerada uma infração gravíssima após as alterações determinadas pela Lei 14.071/20 no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Com as mudanças na lei, a idade mínima passou de 7 para 10 anos.
As penalidades para quem descumprir inclui multas, suspensão imediata do direito de condução, retenção do veículo e recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Viseira

Com as alterações estabelecidas pela Lei 14.071/20, conduzir motocicleta de capacete sem viseira ou óculos de proteção é classificado como infração média e retenção do veículo para regularização.

Escapamento barulhento

Caso o escapamento, seja ele esportivo ou original, não reduza os ruídos nem filtre os gases poluentes originados do motor, o condutor pode levar uma multa de natureza grave. Além disso, o veículo será retido até que o proprietário regularize a situação.

CNH passa a valer mais

As mudanças relacionadas à CNH, como o prazo de validade maior e a tolerância maior para suspensão do documento, também se aplicam aos motociclistas.

De acordo com o novo CTB, a validade da CNH será a seguinte:
  • habilitados com menos de 50 anos terão validade de 10 anos
  • pessoas entre 50 e 69 anos terão renovação a cada cinco anos
  • a partir dos 70 anos, a validade será de três anos.

Com a nova lei, serão necessários até 40 pontos para perder a CNH. No entanto, esse número não é fixo.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana