O matemático Jacob Palis, ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e ex-diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), morreu nesta quarta-feira (7), aos 85 anos, no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pelo IMPA nesta sexta-feira (10). A causa da morte não foi divulgada.
Considerado um dos maiores cientistas do país, Palis teve papel fundamental no desenvolvimento da matemática no Brasil e na América Latina, com destaque para suas contribuições à teoria das bifurcações e à internacionalização da pesquisa científica brasileira. Ele era membro de dez Academias Nacionais de Ciências e recebeu nove títulos de doutor Honoris Causa em universidades nacionais e estrangeiras.
Mineiro de Uberaba, Palis chegou ao Rio de Janeiro aos 16 anos para estudar engenharia, mas logo seguiu seu verdadeiro chamado: a matemática. Formado pela Universidade do Brasil (hoje UFRJ), ele passou pelo IMPA e pelo exterior, onde teve como orientador Stephen Smale, medalhista Fields, uma das maiores referências mundiais na área.
De volta ao Brasil em 1968, Palis se tornou um nome essencial para a consolidação do país entre as potências matemáticas mundiais, ajudando a colocar o Brasil no seleto Grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU). Como diretor do IMPA (1993–2003), liderou sua transformação em Organização Social, dando fôlego à expansão e internacionalização do instituto.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]