O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (6) o resultado com a ordem de classificação das vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025. Os candidatos podem consultar o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Segundo o edital nº 7/2025, os estudantes pré-selecionados devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição onde foram pré-aprovados nos dias 7 e 8 de maio, durante o horário de atendimento, para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição.
As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas durante as etapas regulares e são destinadas a estudantes com condições de atender à frequência mínima exigida para completar o semestre letivo.
O edital prevê que 50% dessas vagas sejam reservadas a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), conforme as regras do Fies Social. Há também reserva proporcional de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, com base na população da unidade federativa segundo dados do IBGE.
Os candidatos classificados pelo Fies Social poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais. A identificação desses estudantes é feita automaticamente pelo sistema, com base nos dados do CadÚnico fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Neste ano, o MEC vai ofertar mais de 112 mil vagas pelo Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre. As demais serão abertas no processo seletivo do segundo semestre, incluindo vagas não preenchidas após a convocação das remanescentes.
Os pré-selecionados com renda de até meio salário mínimo não precisam comprovar renda, mas devem validar as demais informações na CPSA. Para pessoas com deficiência, é necessário apresentar laudo médico detalhado, indicando espécie, grau e código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]