As mãos também contam histórias. Produzem objetos que carregam e criam memórias afetivas onde são utilizados. E o Tocantins é cheio dessas mãos que produzem, que retratam a cultura do estado na produção de peças genuinamente típicas, muitas feitas com nossa terra vermelha e com a grande diversidade de matéria-prima existente aqui no cerrado: capim-dourado, babaçu, buriti. Outras mãos fazem nascer arte nas paredes, das plantas e outras ainda dão vida a mobiliários e peças decorativas talhadas na madeira.
Toda essa produção autoral está à nossa disposição, mas ainda é pouco utilizada pelos profissionais de arquitetura e design de interiores e até pelos próprios tocantinenses. Pensando em fomentar esse trabalho criativo dentro da arquitetura, sobretudo da arquitetura de turismo, nasceu o projeto Mãos Arteiras, idealizado pela dupla TO Home Comunicação e Design e Monjuá Projetos.
O foco é conscientizar profissionais e empresários sobre a beleza das peças produzidas aqui e sobre como o regionalismo enriquece os ambientes.
Neste ano, pela primeira vez, o projeto participa da Agrotins reunindo o trabalho de grandes artesãos e artistas do estado. O estande estará no Pavilhão do Desenvolvimento, da Secretaria de Indústria e Comércio, até o dia 20 de maio.
A origem do projeto
Uma das idealizadoras do projeto, a jornalista especialista em cultura e arte visuais e designer de interiores, Renata Brum chegou ao Tocantins, vinda de Minas, berço do artesanato. Neta de artesãos, se encantou pela riqueza que encontrou no estado e iniciou um trabalho de cadastramento e divulgação dos artesãos e artistas pela TO Home Comunicação desde 2020. Ao lado de sua sócia, Maria Júlia Daniel, que é fotógrafa e social media, contavam essas histórias nas redes sociais da empresa.
No ano passado, a Monjuá Projetos, empresa da arquiteta e urbanista Rosângela Benvindo, tocantinense e com grande experiência em turismo, faz um chamamento dos artesãos de todo Estado para participarem de seus projetos arquitetônicos dos empreendimentos turísticos desenvolvidos para os destinos tocantinenses de turismo na natureza. Então, as duas empresas se uniram e em conjunto com os artesãos nasceu o Mãos Arteiras.
Os artesãos são cadastrados e as peças passam por curadoria para serem inseridas nos projetos de arquitetura e design de interiores. Além disso, a TO Home tem como compromisso produzir socialmente conteúdos audiovisuais mensais para dar voz e vez a esses grandes mestres.
Artistas que participam da feira: @elpidioart @jake_art_arq @kokelover.pmw @joednaarte @babacuarte @potedeouroarts @carminhaartesvisuais @durvalina_capimdourado @atelie_elza_ceramista @renato.moura.to @mariadosocorrodesiu
Idealização do Mãos Arteiras: @tohomecomunicacao | @monjuaprojetos
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9274-5503