Além de marcar o Dia do Trabalhador, o 1º de maio também celebra o Dia da Literatura Brasileira, em homenagem ao nascimento do escritor José de Alencar (1829-1877). Reconhecido como um dos fundadores da literatura nacional, o autor cearense deixou um legado com obras como O Guarani, Iracema e Senhora, que ajudaram a consolidar o romance no Brasil.
Para além da homenagem, o Ministério da Educação (MEC) reforçou nesta data o compromisso com o incentivo à leitura por meio de programas como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o PNLD é uma das principais políticas públicas educacionais, distribuindo livros gratuitos a escolas públicas de todo o país.
De acordo com o MEC, mais de 13,9 milhões de exemplares de literatura infantil estão sendo enviados a creches e pré-escolas públicas em 2024, beneficiando cerca de 87 mil escolas. O investimento na ação ultrapassa R$ 98 milhões e busca ampliar o acesso à literatura desde a infância, promovendo o contato das crianças com a diversidade cultural brasileira.
Neste ano, o programa também passou a incluir bibliotecas públicas e comunitárias, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). A primeira fase dessa ampliação já distribuiu mais de 4,1 milhões de livros para cerca de quatro mil bibliotecas, com investimento de R$ 24,5 milhões. A meta é alcançar nove mil bibliotecas, ampliando o alcance da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), instituída pela Lei nº 13.696/2018.
Além das entregas de livros, o MEC promove editais literários voltados à diversidade e à equidade. Um dos destaques é o PNLD Literário Equidade, que seleciona obras que valorizam a diversidade cultural brasileira e contemplam diferentes gêneros literários, como contos, quadrinhos, poemas e narrativas de cordel. O edital atende desde a educação infantil até o ensino médio e a educação de jovens e adultos.
Também em andamento está o edital do PNLD Educação Infantil 2026-2029, que seleciona livros literários e informativos para crianças e materiais de apoio a professores da educação infantil. Segundo o MEC, os livros informativos têm papel importante ao estimular a curiosidade e o pensamento crítico das crianças desde os primeiros anos de escolarização.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]