Palmas – A saúde vai além da ausência de doenças, incluindo bem-estar físico, emocional e social. Com o avanço da tecnologia, pequenos negócios têm desempenhado um papel crucial na promoção de um estilo de vida saudável, utilizando inovações como aplicativos, wearables e inteligência artificial para transformar realidades locais.
- Publicidades -
Na internet, pessoas que exibem estilos de vida saudáveis têm se popularizado. Cada vez mais perfis nas redes sociais trazem dicas de receitas saudáveis, exercícios, dicas para melhorar o sono, entre outros métodos que visam proporcionar uma maior qualidade de vida.
Acompanhado desses perfis, as academias têm se popularizado também. É comum ver pessoas compartilhando suas rotinas de treino e alimentação, reforçando este assunto muito importante: ter um estilo de vida mais saudável.
Aplicativos, sites e profissionais que atendem online tornaram a busca por esse estilo de vida mais acessível e personalizada. Vamos explorar como essas inovações estão impactando a vida cotidiana e proporcionando melhorias significativas no bem-estar das pessoas.
Alimentação: o combustível que te leva a uma vida saudável
A alimentação é, de longe, uma das principais formas de cuidar da saúde. Evitar alimentos ultraprocessados, com muita gordura, entre outras características, são grandes passos na longa jornada de uma vida saudável. E dentro dessa jornada, a nutrição é uma grande aliada.
Pequenos negócios na área da nutrição têm se destacado ao utilizar tecnologias digitais para oferecer serviços personalizados e acessíveis. Com o apoio do Sebrae Tocantins, por meio de políticas de incentivo e capacitação, mais de 13 mil MEIs estão ativos nesta área, representando um aumento significativo de 104,4% nos últimos cinco anos.
Assim como outros profissionais, a nutricionista esportiva, Julia Milhomem, migrou seu atendimento para o on-line. Nesta matéria ela ressalta como a internet facilita o acesso a informações nutricionais, promovendo uma alimentação mais saudável.
“A internet proporciona um acesso à informação muito grande e de maneira mais facilitada, e com isso, cada dia mais pessoas têm ideia e criam a consciência da importância que um estilo de vida mais saudável tem”, apontou Julia.
Muito beneficiada com as inovações digitais, a nutrição também tem ganhado notoriedade, principalmente com a criação de meios digitais de controle alimentar. “Sem contar ainda no acesso à rotina de profissionais e atletas que compartilham suas realidades e ganhos. Sabendo utilizar, a internet pode alcançar resultados inimagináveis!” ressaltou a nutricionista.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Medical Internet Research, a adesão a dietas e perda de peso está associada ao uso de aplicativos de controle alimentar.
A nutricionista Júlia diz que: “Não seria pelo controle alimentar, mas ter a ideia de que está sendo acompanhado, seja por um simples story em rede social ou envio de fotos via aplicativo, a sensação de ter um profissional norteando aumenta muito as chances de adesão e cumprimento desse plano também a longo prazo!”
Fato é que o uso da internet permite que os usuários monitorem a ingestão calórica diária, macronutrientes e micronutrientes de maneira prática e precisa, facilitando o dia a dia e diminuindo as chances de desistir do plano alimentar.
A adesão ao atendimento online tem mudado o mercado de ponta cabeça, permitindo que as pessoas tenham facilidade em serem acompanhadas, como disse a nutricionista: “O atendimento online é cômodo e de uma facilidade sem igual, proporcionando uma liberdade tanto para o profissional quanto para o paciente.”
Além da facilidade, ela aponta que “as consultas podem ser realizadas de qualquer lugar da cidade, a qualquer momento e/ou intervalo”. Além disso, “em termos macros, podem ainda acontecer de diferentes estados e até países (acontece muito)”, frisou ela.
Exercícios físicos: uma busca pelo corpo ideal ou uma vida mais saudável?
Aplicativos que controlam a rotina de exercícios físicos existem há um bom tempo, assim como sites que dão dicas. Mas, com o avanço da tecnologia, a variedade e praticidade dos novos dispositivos têm mudado esse mercado. O mercado de dispositivos vestíveis, como smartwatches e pulseiras fitness, teve um aumento desde o quarto trimestre de 2020.
A pandemia de COVID-19 facilitou uma maior busca, aumentando o uso de aplicativos de treino em casa. Nesse período, as academias, assim como outros comércios, foram obrigados a fechar. Mas, esse momento de dificuldade despertou a criatividade para abrir novas portas.
Pequenos empreendedores, como Carlos Eduardo, estão revolucionando a prática de exercícios físicos com o desenvolvimento de aplicativos que oferecem treinos personalizados. Esse tipo de inovação tem impulsionado não só o bem-estar físico das pessoas, mas também o mercado local de produtos relacionados à saúde.
Foi o que motivou Carlos Eduardo, personal trainer em Taquaruçu, a criar um aplicativo — “Pela necessidade dos meus alunos de fazer alguma atividade física em casa”, ele ressaltou. Dados da Statista mostram que, em 2020, o uso de aplicativos de treinos aumentou 46% em comparação com o ano anterior.
O aplicativo de Carlos permite uma interação completa com o personal, mesmo que a quilômetros de distância. “Cria uma facilidade de eu chegar em muitos países, estados ou até mesmo em regiões do meu estado no modo virtual”, apontou.
O aplicativo funciona seguindo o padrão de uma consultoria, mas tudo é feito pela internet.
“Através dele, eu envio uma anamnese e uma avaliação, e o próprio aluno responde. Depois que ele responde, eu faço o protocolo de treino que é feito para o aluno de acordo com a sua realidade de academia, de limitação e experiência de treino, e de acordo com o objetivo.”
A interação social e a competição saudável podem aumentar significativamente a motivação para a prática regular de exercícios físicos, mostram estudos. Essa facilidade de acompanhamento e criação de um treino personalizado permitem uma maior adesão a esse estilo de vida, o que fomenta o mercado local. Lojas de produtos naturais, de suplementação, de roupas, além de consultórios e empresas novas como as academias, fazem parte desse mercado.
A evolução tecnológica tem permitido que pequenos negócios na área da saúde transformem a vida das pessoas de maneira significativa. Profissionais como Carlos Eduardo e Julia Milhomem exemplificam como a inovação pode proporcionar serviços mais acessíveis e personalizados, promovendo um impacto positivo nas comunidades locais. Com isso, o futuro da saúde está cada vez mais nas mãos desses empreendedores, que continuam a buscar formas inovadoras e acessíveis de melhorar a qualidade de seus clientes.