A semana começou com risco elevado para a saúde e para o meio ambiente em várias regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (25), um alerta vermelho, que indica grande perigo, devido à baixa umidade relativa do ar. O aviso vale das 13h às 18h e pode registrar índices abaixo de 12%.
Ao todo, 147 municípios estão sob alerta, incluindo localidades de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia e o Distrito Federal.
Regiões mais afetadas
O alerta cobre todo o Distrito Federal, além de áreas do Leste, Centro, Norte e Noroeste de Goiás. Também estão na lista o extremo Oeste da Bahia, o Norte e Noroeste de Minas Gerais, o Nordeste do Mato Grosso e a região Ocidental do Tocantins.
Alerta laranja
Além do alerta vermelho, o Inmet também emitiu um alerta laranja, que indica perigo. Neste caso, a umidade pode variar entre 20% e 12%, das 12h às 19h. Esse aviso atinge parte dos estados já incluídos no alerta vermelho e ainda regiões de São Paulo, Pará, Maranhão e Piauí.
Riscos à saúde e ao meio ambiente
Com a baixa umidade, aumentam os riscos de incêndios florestais e de problemas respiratórios. Os efeitos à saúde incluem ressecamento da pele, dor de cabeça, irritação nos olhos, boca e nariz, além de maior vulnerabilidade a doenças pulmonares.
O Inmet orienta a população a:
-
Beber bastante líquido;
-
Evitar atividades físicas nas horas mais quentes;
-
Umidificar os ambientes;
-
Hidratar a pele;
-
Evitar consumo de café e bebidas alcoólicas.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]