O segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2021 será pago pela Receita Federal nesta quarta-feira (30). O pagamento de R$ 6 bilhões para cerca de 4,2 milhões de contribuintes será feito na conta bancária indicada na declaração.
Desse total, R$ 2,3 milhões se referem a contribuintes que têm prioridade pela lei, como idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e professores. Além deles, receberão 2,9 milhões de pessoas que enviaram a declaração até 21 de março deste ano.
A Receita também vai pagar restituições a contribuintes que ficaram na malha fina entre 2008 e 2020 e regularizaram a situação.
Como checar se sua restituição foi liberada?
Para saber se sua declaração foi liberada, você deverá acessar o site da Receita ou usar o app para pessoa física da receita.
- Publicidade -
Também é possível checar o pagamento pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os sistemas Android e iOS.
Restituição não saiu?
Pagamento pode ser feito até fim de setembro A restituição obedece a uma fila de entrega, ou seja, o contribuinte que envia a declaração antes, recebe a restituição primeiro. Apenas os idosos, pessoas com deficiência e professores têm preferência no pagamento, ou seja, recebem antes dos demais contribuintes.
O contribuinte que tem direito a restituição deve ficar atento ao calendário. Ao todo, são cinco lotes de pagamentos.
A Receita não informa previamente quando vai pagar sua restituição. Alguns dias antes do pagamento de cada lote, você precisa consultar o site da Receita e verificar se sua restituição será paga naquele lote.
Veja o calendário de pagamento das restituições do IR 2021
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro