Uma acompanhante no Hospital Regional de Araguaína, registou imagens neste domingo, 17, que mostras pacientes no corredor usando caixas de papelão como ‘travesseiros”.
- Publicidades -
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que orienta pacientes sobre a utilização de itens inadequados que podem causar contaminação. Disse ainda que a maca utilizada será encaminhada para manutenção, uma vez que, encontra-se com defeito na peça que realiza a elevação do leito.
De acordo com o G1, a instrutora de trânsito Elizalda Paiva, cuja mãe, de 72 anos, está internada na unidade relatou que muitas macas estão estragadas e que as caixas de papelão são usadas pela própria equipe de saúde para fazer a elevação do leito.
“Todas as macas têm caixas de papelão. É ruim porque são caixas que iriam para o lixo e eles [funcionários] usam para colocar na cabeça do paciente”.
A mãe de Elizalda tem diabetes, pressão alta e precisou procurar atendimento médico após sentir fortes dores abdominais, por causa de gases presos. A idosa deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento na última quinta-feira , 14, mas o problema não foi resolvido. Neste domingo, a paciente foi encaminhada para o hospital regional.
Elizalda também informou que os acompanhantes ficam sentados em cadeiras, apertados no corredor da unidade.
“Os acompanhantes estão no corredor igual sardinhas na lata, ficamos sentados numa cadeira. Para irmos ao banheiro precisamos entrar nos quartos, procurar um banheiro disponível, tem paciente que não gosta. Enfim, não tem um banheiro específico para quem está no corredor”, lamentou.
O que diz a Secretaria de Saúde do Tocantins
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que a equipe técnica do Hospital Regional de Araguaína orienta todos os pacientes sobre a utilização de itens inadequados dentro da unidade hospitalar, devido ao risco biológico de contaminação, como por exemplo, a caixa de papelão utilizada pelo paciente citado.
Sobre a maca utilizada pelo paciente, a mesma será encaminhada para manutenção, uma vez que, encontra-se com defeito na peça que realiza a elevação do leito. Enfatizamos que a direção geral do HRA já tomou providências e fará a transferência imediata do paciente para outro leito.
Esclarecemos ainda, que os pacientes que estão no corredor, receberam um primeiro atendimento e aguardam conclusão de diagnóstico clínico, podendo receber alta médica ou ser transferido para outras alas do hospital.