12 de maio de 2024 22:28

Cotidiano em destaque

Governo do Tocantins aprova prorrogação do estado de calamidade pública até junho de 2021

Publicados

sobre

Governo do Tocantins aprova prorrogação do estado de calamidade pública até junho de 2021

A prorrogação do estado de calamidade pública no Tocantins foi aprovada, por unanimidade, pelos deputados estaduais, nesta terça-feira (23). Os municípios de Palmas, Crixás, Sampaio, Riachinho, Santa Terezinha do Tocantins e Esperantina, também tiveram seus pedidos de calamidade pública acatados.

Os primeiros decretos de calamidade foram publicados em março de 2020 e continuam em vigor por causa da pandemia de Covid-19.

O texto com a prorrogação foi publicado pelo governador Mauro Carlesse (DEM) no fim de 2020, mas dependia da aprovação dos deputados para não perder a validade.

O decreto estadual já declara todo o território do Tocantins zona de calamidade, mas é necessário aprovar também decretos específicos para cada município. O motivo é que o texto estadual permite apenas ao governo do estado a realização de gastos emergenciais e para que as prefeituras também tenham o benefício elas precisam de medidas específicas. Com os decretos aprovados, os gestores ficam dispensados de cumprir metas fiscais durante a vigência.

Os prazos são diferentes para cada nível da administração pública. No caso do Governo do Tocantins e da cidade de Crixás, por exemplo, o decreto vale até o fim de junho. Já para Palmas e outras cidades da lista, a validade é até meados de maio.

No caso da capital foram aprovadas ainda emendas que obrigam a prefeitura de Palmas a prestar contas das ações de combate ao coronavírus realizadas até o momento para a Câmara Municipal. A atuação da gestão municipal foi criticada por alguns deputados, que afirmam que a prefeitura deveria ter aberto leitos de UTI próprios. Nas redes sociais, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) tem se defendido afirmando que a média e alta complexidade na área da saúde são responsabilidade do governo estadual.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana