30 de abril de 2024 13:50

Cotidiano em destaque

Fiscais da Naturatins flagram bombas captando água do Rio Formoso após proibição

Publicado em

Fiscais da Naturatins flagram bombas captando água do Rio Formoso após proibição

A fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) autuou um produtor rural por descumprir a suspendeu a captação de água da bacia do Rio Formoso para irrigação de lavouras. Os fiscais também lacraram duas bombas utilizadas na propriedade. O trabalho de fiscalização passou por várias propriedades e continua sendo realizado.

As retiradas de água só poderiam ocorrer até o dia 15 de agosto, em caráter excepcional, até que o Naturatins conclua a fase de revisão das licenças e das regras de captação. Os produtores da região tentaram prorrogar o prazo, mas o o pedido foi negado pela Justiça há duas semanas.

A associação dos produtores da região afirmou que 40% da safra pode ser prejudicada. Eles ainda tentaram derrubar a decisão, mas a suspensão foi mantida pela Justiça.

Leia Também:   Vem aí! Netflix divulga trailer da série 'Ayrton Senna' inspirada na vida do piloto; ASSISTA

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que tem mantido a fiscalização frequente na Bacia do Rio Formoso. As equipes estão utilizando drones, aeronave e fazendo visitas por terra.

“Diante da constatação do descumprimento da decisão judicial de suspensão das captações, o responsável será autuado e a atividade embargada, com o lacre da bomba de captação”, assegura Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

Todos os anos, durante o período de estiagem, ocorre a redução do nível d’água nos rios, surgindo formações de bancos de areia. A bacia do rio Formoso é uma das mais afetadas todos os anos.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana