Com o fim do período chuvoso e o início das primeiras semanas de temperatura elevada, clima seco e a baixa umidade relativa do ar, a Defesa Civil de Palmas chama a atenção para a necessidade do reforço aos cuidados pessoais para diminuir os impactos do calor e evitar transtornos com a saúde, durante a fase de estiagem na Capital.
- Publicidades -
De acordo com a previsão estendida do boletim climático, divulgado pelo órgão nesta sexta-feira, 13, não há possibilidade de chuvas para o fim de semana na Capital, e os termômetros irão marcar entre 35°C de máxima e 22°C de mínima, com dias ensolarados e formação de nuvens isoladas por alguns períodos.
O boletim aponta ainda que a umidade relativa do ar deve ficar entre 32% e 89%, e o Índice de Ultravioleta (UV) alcança a categoria 10, o que é considerado muito alto.
Proteção Solar
Com esse cenário, a Defesa Civil alerta que a prevenção pessoal deve ser reforçada como a hidratação constante da pele, uso de protetor solar, ingerir bastante líquido para fortalecer a hidratação e evitar a prática de exercícios físicos e exposição nos horários mais quentes do dia.
Karina Silva, aproveitou o final da tarde da quinta-feira, 12, na Praia da Graciosa, em companhia de familiares e amigos, e ressaltou a importância de redobrar os cuidados com a saúde. ”Nesta época do ano reforçamos a proteção com o uso do protetor solar, bastante creme de hidratação da pele e bebemos muita água. Sempre cuidando da saúde em primeiro lugar’’, lembrou.
Além desses cuidados, é recomendável fazer uso de roupas mais leves, com tecidos finos e evitar o contato direto com o sol.