19 de maio de 2024 09:23

Cotidiano em destaque

Filhotes de jaguatirica resgatados no norte do TO recebem microchips para ajudar no monitoramento da recuperação

Publicado em

Filhotes de jaguatirica resgatados no norte do TO recebem microchips para ajudar no monitoramento da recuperação

Microchips foram implantados em dois filhotes de jaguatirica no Centro da Fauna (Cefau) do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A ideia é que a tecnologia ajude no monitoramento da recuperação dos animais enquanto estiverem em criadouros conservacionistas e também quando retornarem para a vida livre.

Um dos filhotes, o macho, foi resgatado pela equipe do Naturatins às margens de rodovia entre Arapoema e Pau D’Arco, ao Norte do Tocantins, no dia 9 de janeiro deste ano. Já a filhote fêmea foi entregue voluntariamente ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA).

Os dois animais foram encaminhados a um criadouro nesta sexta-feira (28). Eles não poderiam retornar diretamente para a natureza porque tiveram o desenvolvimento comprometido e poderiam ter dificuldades para se adaptar e sobreviver.

O microchip permite que a equipe do Cefau acompanhe a evolução da recuperação e possa realizar vistorias nos locais. Dados como a identificação dos animais, as condições em que foram resgatados e os tratamentos que receberam ficam armazenados.

As jaguatiricas são felinos que estão presentes em toda a América Latina, mas estão sob risco de extinção. Em países como os Estados Unidos, por exemplo, quase não há mais animais deste tipo. Um dos principais objetivos deste projeto é ajudar na preservação desta e de outras espécies sob condições semelhantes.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana