Na manhã desta terça-feira (06) a Gerência Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), no município de Tocantinópolis, realizou o resgate de um filhote de jacaré, encontrado por servidores do campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no Centro de Educação, Humanidades e Saúde.
- Publicidades -
O pequeno réptil foi encontrado na Unidade Babaçu, em uma poça de lama e, imediatamente os servidores acionaram o Naturatins para proceder o manejo do animal.
O resgate foi realizado pelo inspetor de recursos naturais do órgão ambiental, Lamarck Rodrigues Pimentel Marinho, e pelo assistente administrativo José Almir Pereira Alencar.
Lamarck, que é biólogo, informou que não é rato em períodos de chuvas volumosas a migração desses animais, que saem em busca de alimento e depois ficam presos em pequenas poças, especialmente levando em conta que o local onde o bicho foi é próximo de um córrego.
De acordo com avaliação feita pelo biólogo do Naturatins, o filhote não tinha nenhum ferimento, estando apto a ser devolvido ao seu habitat imediatamente.
Lamarck alerta que é comum em casos semelhantes as pessoas quererem tocar no animal, mas que isso não deve ser feito para evitar estresse desnecessário ao filhote. “Em se tratando de animal silvestre, independente da espécie, o recomendado é acionar o órgão responsável, para garantir a segurança tanto do animal quanto das pessoas”, finaliza.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820.