18 de maio de 2024 20:09

Cotidiano em destaque

Estado realiza acompanhamento do Serviço Família Acolhedora na região do Jalapão

Publicado em

Estado realiza acompanhamento do Serviço Família Acolhedora na região do Jalapão

Com proposta de fortalecer o Serviço Família Acolhedora Regionalizado, equipes do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizam, entre os dias 12 e 16, reuniões para orientação dos gestores municipais do serviço, além de visitas às famílias atendidas em municípios da região do Jalapão, São Félix do Tocantins e Mateiros.

“As visitas são realizadas por equipes da Setas, quinzenalmente, e têm o objetivo de acompanhar e orientar as famílias biológicas e as acolhedoras, além das crianças e adolescentes atendidos pelo serviço, segundo a gerente do setor de Proteção Especial da Setas, Canilda Cruz. “Devido à pandemia os atendimentos presenciais foram retomados no mês de abril, atendendo os devidos cuidados sanitários”.

A sede do Programa Família Acolhedora Regional está localizada em Palmas. Na Regional Centro Leste, que abrange os municípios do Jalapão, o serviço atende seis pessoas.

“Para garantir o êxito ao serviço, o Governo do Tocantins, por meio da Setas  realiza um trabalho social essencial que envolve, dentre outras coisas, seleção, preparação, mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio, além da articulação interinstitucional com demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos”, segundo  a gerente Canilda Cruz. O serviço está previsto no Estatuto e assegura os direitos da adolescência e infância.

Família Acolhedora

É um serviço social que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O acolhimento é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança ou adolescente acolhido e sua família de origem.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana