Brasil – O governo federal anuncia nesta terça-feira (8), às 10h, as notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente chamado de “Enem dos concursos”. Os participantes poderão acessar a imagem digital da prova discursiva, bem como um extrato do resultado detalhado, que inclui as notas de cada prova realizada.
- Publicidades -
Para verificar as informações, os candidatos devem acessar o site oficial do concurso, fazer login no portal gov.br e selecionar a “Área do Candidato”. Além disso, estarão disponíveis as notas dos blocos de nível superior (1, 2, 3, 5, 6, 7) e do bloco 8, de nível médio. Por decisão judicial, as notas do bloco 4 seguem suspensas temporariamente.
Envio de títulos e revisão das notas
Também nesta terça (8), os candidatos que passaram nas provas serão convocados para a etapa de envio de títulos, como diplomas de pós-graduação, mestrado ou doutorado, que poderão incrementar a pontuação em alguns cargos. O envio desses documentos deverá ser feito até quarta-feira (9).
Ainda, os candidatos poderão solicitar revisão das notas da prova discursiva até o final desta quarta-feira. A análise do pedido será feita posteriormente, com a divulgação do resultado da revisão prevista para o dia 17 de outubro. Candidatos que concorrem às vagas reservadas (pessoas negras, indígenas e com deficiência) serão convocados para avaliação de verificação e comprovação a partir do início de novembro.
Cronograma e etapas finais do concurso
O cronograma oficial do CNU prevê a divulgação dos resultados finais para 21 de novembro. Candidatos aprovados serão convocados para posse no início de 2025. Este concurso reúne vagas em 21 órgãos federais e tem o diferencial de centralizar, em uma única prova, a seleção de novos servidores para diversas áreas do governo.
A classificação final considera a nota mais alta obtida para ampla concorrência e vagas reservadas, seguindo critérios de cotas para grupos específicos. No ato da inscrição, os candidatos indicaram suas preferências de cargo, que serão respeitadas na lista de classificação final.