O prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 23h59 desta sexta-feira (6), no horário de Brasília. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame.
Mesmo os candidatos que tiveram a isenção da taxa aprovada precisam confirmar sua participação por meio da inscrição. Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública também devem atualizar os dados e concluir o processo, embora estejam isentos do pagamento.
Este ano, o Enem volta a oferecer a possibilidade de obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência. Estão aptos a essa modalidade os candidatos com mais de 18 anos que atingirem pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.
Para quem pretende apenas testar os conhecimentos, o exame também aceita a participação na condição de “treineiro”, definida pelo Inep como estudante que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2025.
A solicitação de atendimento especializado e de tratamento por nome social também deve ser feita até o encerramento do prazo nesta sexta. Documentações específicas devem ser enviadas via sistema, com exceção dos casos já aprovados em edições entre 2021 e 2024.
A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 11 de junho. O boleto com QR Code para pagamento via Pix, débito, crédito ou conta bancária será disponibilizado na Página do Participante. Estudantes da rede pública que buscam certificação e estão inscritos no CadÚnico também são isentos.
As provas do Enem 2025 serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde as provas serão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP 30.
No primeiro dia, os candidatos responderão às questões de linguagens, códigos, redação e ciências humanas, com duração de 5h30. No segundo dia, será a vez de matemática e ciências da natureza, com 5 horas de prova.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]
