O prazo para quem teve o pedido de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 negado apresentar um recurso ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) solicitando que a avaliação seja reconsiderada encerra nesta sexta-feira (18).
- Publicidades -
O recurso é feito na Página do Participante, no endereço https://enem.inep.gov.br/participante. A resposta sai em 25 de junho.
O Inep alerta que, mesmo candidatos que tiveram a isenção aprovada precisam se inscrever no exame. As inscrições abrem em 30 de junho e seguem até 14 de julho.
Pelo edital, poderiam pedir isenção da taxa os candidatos:
- matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
- alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo);
- pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.
Quem teve isenção na edição anterior, mas faltou à prova, precisou justificar a ausência para continuar tendo acesso ao benefício.
Deputados tentaram sugerir ao Ministério da Educação (MEC) que a isenção fosse estendida a todos que se enquadram nos critérios, sem considerar a ausência no Enem 2020. A Defensoria Pública da União também enviou recomendação ao governo neste sentido, mas os pedidos não foram acatados.
Na edição de 2020, o Enem teve recorde de abstenção – mais da metade dos candidatos (55,3%) não compareceram à prova impressa. Na versão digital, o índice chega a 71,3%. Parlamentares e Defensoria viram nos números um reflexo da pandemia e defenderam que fossem adotadas “medidas excepcionais” nesta edição, para facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior.
A nota do Enem é usada para disputa de vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também é critério para programas de acesso ao ensino superior privado, como o Prouni, que oferece bolsas de estudo, e o Fies, que concede crédito para pagar mensalidade com juros zero ou reduzidos.
Cronograma do Enem 2021
Fique atento às datas:
- 25 de junho: resultado final com os pedidos de isenção aceitos
- 30 de junho a 14 de julho: período de inscrições
- 30 de junho a 19 de julho: pagamento da inscrição
- 30 de junho a 14 de julho: pedido de atendimento especializado
- 19 a 23 de julho: pedido de tratamento pelo nome social
- 21 e 28 de novembro: provas impressa e digital
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.
Em 21 de novembro, o candidato deverá fazer:
- 45 questões de linguagens;
- 45 questões de ciências humanas;
- e Redação.
Em 28 de novembro, a prova tem meia hora a menos:
- 45 questões de matemática
- e 45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
- 12h: abertura dos portões
- 13h: fechamento dos portões
- 13h30: início das provas
- 19h: término das provas no 1º dia (devido à redação, haverá maior tempo)
- 18h30: término das provas no 2º dia