O deputado federal bolsonarista Bibo Nunes (PL-RS) gravou um vídeo afirmando que os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deveriam ser “queimados vivos“. A cidade ficou marcada pela tragédia da boate Kiss, quando um incêndio matou 242 pessoas, boa parte deles estudantes da cidade, e feriu mais de 600 em 2013.
- Publicidades -
Após o vídeo viralizar, o deputado alegou que sua fala foi editada, apesar de a declaração ser clara. A razão da revolta do deputado foi a realização por parte dos estudantes de um protesto contra os cortes de verbas nas universidades e a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A Universidade Federal de Santa Maria mantém na internet uma página listando 113 estudantes da instituição que morreram no incêndio da boate Kiss. Entre os cursos que mais sofreram perdas humanas, estavam os do Centro de Ciências Rurais, com 64 mortos, incluindo 26 do curso de Agronomia, 15 do curso de Medicina Veterinária e 15 do curso de Tecnologia de Alimentos.
Não há contexto que justifique o Bibo Nunes a falar que o estudantes da UFSM merecem ser queimados vivos. A cidade que passou pela tragedia da Boate Kiss é exatamente a sede da UFSM.
Esse desequilibrado merece o devido revide do povo de Santa Maria https://t.co/A5FKKmkec8
— LeoMaia (@Leo_Maia1978) October 21, 2022