13 de junho de 2024 06:53

Cotidiano em destaque

Corpus Christi: feriado ou ponto facultativo? Saiba mais sobre a data

Publicados

sobre

Corpus Christi: feriado ou ponto facultativo? Saiba mais sobre a data
Tapetes de serragem são tradição nas comemorações de Corpus Christi — Foto: Ane Souz/ Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Brasil – Muitos brasileiros aproveitam a data de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira (30/5), para viajar ou descansar. No entanto, o que poucos sabem é que não se trata de um feriado nacional, mas sim de um ponto facultativo. Ou seja, na maioria das cidades, os empregadores não têm obrigação de liberar os funcionários, e cada empresa decide se vai ou não paralisar os serviços por um dia.

A regra é diferente em cidades que aprovaram leis tornando Corpus Christi um feriado municipal. Muitos municípios optaram por isso, para a alegria de quem se programa todo ano para tirar o dia de folga. Exemplos incluem Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Vitória (ES).

No Distrito Federal, esta quinta-feira será dia de ponto facultativo. Emendar a sexta-feira para viabilizar uma viagem ou um descanso mais longo também depende da boa vontade de cada empresa.

Tradição e significado de Corpus Christi

Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição popular em várias cidades do Brasil. Mas o que significa Corpus Christi? Em latim, significa “corpo de Cristo”. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia em que Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.

História da celebração de Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264, através de uma bula papal chamada “Transiturus”. Urbano IV concedeu indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia. O papa incumbiu o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino de redigir um rito para a celebração da data.

Apesar da morte de Urbano IV em outubro de 1264, o que retardou a adoção das celebrações, a comemoração de Corpus Christi ganhou força décadas depois, quando foi reafirmada pelo Concílio de Vienne, em 1311. Uma forma tradicional de celebrar é com uma procissão, em alusão à caminhada do “povo de Deus” em busca da Terra Prometida.

Em Portugal, a data é chamada de Corpo de Deus e é comemorada com procissões pelas ruas, prática também comum em algumas cidades do Brasil. Há o costume de adornar as ruas com “tapetes” feitos de serragem colorida e outros materiais.

Anúncio

Mais Vistos da Semana