15 de maio de 2024 12:58

Cotidiano em destaque

Conheça a história da jovem Ranielly, palmense que luta contra o tempo por tratamento para não perder a visão; saiba como ajudar

Publicado em

Conheça a história da jovem Ranielly, palmense que luta contra o tempo por tratamento para não perder a visão; saiba como ajudar
Ranielly tem diabetes tipo 1 e já perdeu parte da visão - Divulgação

Ranielly é uma jovem de 22 anos, moradora de Palmas, que foi diagnosticada com diabetes tipo 1, com apenas oito meses. Cheia de sonhos e com vontade de viver, ela nunca deixou que esse quadro acabasse com seu brilho.

Infelizmente, a diabetes afetou os olhos provocando hemorragia, descolamento da retina, formação de membranas opacas da íris – em casos mais avançados, pode resultar na perda parcial da visão e até a cegueira. E é exatamente com essa realidade que Ranielly tem vivido.

Durante sua vida, ela sempre enfrentou as consequências que a doença trouxe. Ainda com somente oito meses, ela já começou a usar óculos e há quatro anos a situação se agravou. Seus olhos começaram a ser afetados severamente pela diabetes.

Ranielly passou por várias sessões de procedimentos a laser e aplicações nos olhos. O direito perdeu a capacidade de enxergar em 40% e o esquerdo por volta de 70%.

”Não é fácil perder a visão de repente”

Quando estava com 20 anos, Ranielly descobriu um sangramento no olho e precisou, novamente, passar por um processo a laser. Porém, no dia 22 de março deste ano, em um de seus retornos ao oftalmologista, foi constatado que o sangramento aumentoou.

Hoje a visão do olho esquerdo de Ranielly está 100% comprometida e seu olho esquerdo, o que ela mais enxergava, já perdeu 60% da capacidade e segue com risco de atingir 100% se seu quadro clínico não for tratado.

Ranielly relata que estava voltando para sua casa quando de repente não conseguiu mais ver o mundo: ”Foi de uma hora para outra, não foi aos poucos. Sou muito nova, tenho só 22 anos com muitos sonhos pela frente, não é fácil perder a visão de repente”, declarou ela.

A cirurgia que pode reverter a situação de Ranielly e fazê-la voltar a enxergar não pode ser feita pela rede de saúde pública. A jovem conta que já tentou recorrer ao Ministério Público, mas não há outra alternativa a não ser custear o procedimento pela rede particular.

Veja como ajudar

Sem condições financeiras, Ranielly e a família apelam para as doações divulgando a realidade da jovem que tem que arcar com o valor R$ 18.000,00 da cirurgia.

A mãe da moça deixa uma recado: ”Ficarei extremamente grata por toda ajuda, quem não puder doar um valor nos ajude divulgando também, quanto mais pessoas souberam maiores são a chances de levantarmos a quantia”, declarou ela.

As doações podem ser feitas via pix pela chave (63) 981398483 e os interessados podem entrar em contato pelo telefone com o mesmo número.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana