A Polícia Militar do Tocantins, por meio do presidente da Comissão do Concurso Público, o Coronel QOPM Marizon Mendes Marques, apresentou na manhã desta quarta-feira, 14, o resultado final da primeira etapa do concurso para o ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP) do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM) da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO).
- Publicidades -
Os resultados foram apresentados em uma coletiva de imprensa, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da PM, onde foi esclarecido todos os pontos do edital e sanadas as dúvidas dos candidatos em relação às próximas etapas. Os nomes dos convocados podem ser conferidos no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 13.
Para os exames de capacidade física, serão convocados 1.620 candidatos do sexo masculino do quadro operacional, 180 candidatos do sexo feminino do quadro operacional e 150 para os candidatos do quadro de saúde e músicos (masculino e feminino).
De acordo com o presidente da Comissão do Concurso, Coronel Marizon Marques, é importante ressaltar que não serão convocados candidatos excedentes, pois o número de convocados segue as regras contratuais estabelecidas com a Cebraspe.
“Nosso contrato segue com um número prévio de candidatos convocados. O fato de convocar excedentes implicaria em um aditivo financeiro que teria que ser previamente justificado, o que no momento é desnecessário, levando em consideração a probabilidade de aprovação dentro das vagas em aberto”, pontuou o Coronel.
Para as candidatas gestantes, com apresentação de atestado para comprovar a gravidez, o edital deixa claro que para as mesmas será facultada uma nova data para a realização do exame físico após 120 dias a contar da data do parto.
A coletiva ocorreu com o cumprimento de todos os protocolos sanitários, obedecendo o uso obrigatório de máscaras e número controlado de presentes, visando a prevenção e à disseminação da COVID-19.
Prazos
Os aprovados para esta etapa deverão se apresentar munidos de seus documentos de identificação, roupas apropriadas para a prática da atividade física e atestado médico (original ou cópia autenticada) para expressar que o candidato está apto a realizar o exame físico.
Para os candidatos do quadro de músicos, a prova prática instrumental será realizada nos dias 19 a 21 de julho, no Quartel do Comando Geral, em Palmas, e o exame de capacidade física para os candidatos do quadro operacional e saúde ocorrerá do dia 20 a 23 de agosto, em locais que serão divulgados a partir do dia 17 de julho por meio da Cebraspe e deverão ser consultados no endereço eletrônico: http://www.cebraspe.org.br/concursos/pm_to_20_qppm.
A etapa do concurso é eliminatória, portanto o candidato que em detrimento de qualquer motivo esteja impossibilitado de realizar a mesma ou não atingir a performance mínima no Exame de Capacidade Física, será considerado inapto e, consequentemente, estará eliminado, não tendo classificação alguma no certame.
Em relação à Covid19 e outras alterações fisiológicas temporárias, como estados menstruais, câimbras etc. serão desconsiderados, não sendo concedido qualquer tratamento diferenciado por parte da Administração, mesmo que ocorram durante a realização dos testes.
Por fim, o Coronel Marques, ao responder às perguntas dos espectadores da Live, explicou que os candidatos devem ficar atentos ao que consta no edital, acompanhar os canais oficiais de informações e se prepararem em tempo hábil para o TAF. A coletiva completa pode ser assistida no Instagram oficial da Polícia Militar: @pmto_oficial.