19 de abril de 2024 05:14

Cotidiano em destaque

Coletivo promove movimento #DerrubaVetosDaCultura: objetivo é garantir posicionamento de parlamentares a favor da cultura tocantinense

Publicado em

Coletivo promove movimento #DerrubaVetosDaCultura: objetivo é garantir posicionamento de parlamentares a favor da cultura tocantinense

O Coletivo SOMOS divulgou nesta quarta-feira, 15, por meio das redes sociais, o Movimento #DerrubaVetosDaCultura. O objetivo, de acordo com o grupo, é o de mobilizar deputados(as) federais, senadores e senadora do Tocantins para votarem a favor da derrubada dos vetos e, assim, garantir que recursos sejam destinados para o fomento do setor cultural.

A análise dos vetos presidenciais estava marcada para a última terça-feira (14), mas, após pedido do líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, ela foi adiada para o dia 5 de julho.

De acordo com o Coletivo, é necessário uma mobilização de toda a sociedade tocantinense para que, juntos, o Tocantins em peso vote a favor da derrubada dos vetos. “Temos 11 representantes no Congresso Nacional e precisamos que todos votem a favor da cultura, em especial à nossa tocantinense que tanto precisa. Para que o veto do presidente seja derrubado é necessário que haja maioria absoluta dos votos de deputados (257 votos) e de senadores (41 votos) em sessão conjunta. Nós do SOMOS defendemos a cultura tocantinense e o direito dos nossos artistas. Agora precisamos do apoio de todos os tocantinenses para que os deputados, deputadas, senadores e senadora também defendam”, disse o servidor público federal Alexandre Peara.

Leia Também:   Caiu? Instagram apresenta instabilidade e usuários têm dificuldade para postar Stories

Para a administradora e pesquisadora Thamires Lima é necessário que neste momento, a sociedade tocantinense se uma em prol da cultura. “Temos membros, apoiadores, amigos e amigas e muitas outras pessoas que vivem de cultura e que precisam desse recurso. Na outra ponta está a sociedade, que será a beneficiada com diversas atrações, eventos, intervenções, perfomances, produções audiovisuais, enfim, serão beneficiadas com cultura. Mais do que nunca precisamos disso”, declarou.

“O Tocantins é um estado pequeno, sem leis próprias de incentivo que permita captação de recursos junto à iniciativa privada e, por isso, o setor cultural não tem outra forma de financiamento que não o dinheiro público vindo de leis federais”, lembra a jornalista e produtora audiovisual, Rafaela Lobato.

Até o fechamento da matéria o Coletivo SOMOS já tinha o posicionamento de dois deputados federais: Tiago Andrino (PSB) e Célio Moura (PT). Ambos disseram ao grupo que votarão pela derrubada dos vetos, o que garantirá o repasse de recursos ao setor cultural.

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana