17 de maio de 2024 03:42

Cotidiano em destaque

Chip cerebral da Neuralink fez paciente controlar um mouse de computador com pensamento, diz Elon Musk

Publicado em

Chip cerebral da Neuralink fez paciente controlar um mouse de computador com pensamento, diz Elon Musk
A Neuralink, start-up pertencente a Elon Musk dedicada à interface cérebro-computador. Foto: Divulgação

Na noite de segunda-feira (19), Elon Musk, fundador da Neuralink, anunciou que o primeiro paciente humano implantado com um chip cerebral da startup se recuperou completamente e é capaz de controlar um mouse de computador apenas com seus pensamentos.

Musk revelou que o paciente não apresentou efeitos adversos conhecidos e está conseguindo mover o cursor na tela do computador mentalmente. A Neuralink está focada em obter o máximo de cliques de botão de mouse possíveis do paciente.

A empresa implantou com sucesso o chip no paciente no mês passado, após receber aprovação para testes em humanos em setembro. O objetivo inicial do estudo é permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador por meio de seus pensamentos.

Musk tem grandes planos para a Neuralink, planejando utilizar a tecnologia para tratar condições como obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia. A empresa, avaliada em cerca de US$ 5 bilhões no ano passado, tem enfrentado críticas em relação aos seus protocolos de segurança, incluindo uma multa por violar as regras do Departamento de Transporte dos Estados Unidos.

📲 Sigas as redes sociais do Jornal Sou de Palmas no Instagram, X (Twitter) e Facebook.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do JSP em tempo real

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana