Os candidatos classificados no concurso para soldado do quadro efetivo operacional da Polícia Militar do Tocantins, estão se mobilizando para que os organizadores do certame alterem parte do edital que trata do número de convocados para o teste de aptidão física (TAF).
- Publicidades -
De acordo com o documento, serão convocados para a segunda etapa os primeiros 1.620 classificados do sexo masculino e as primeiras 180 do sexo feminino, sendo automaticamente eliminado quem ficou acima do limite de convocação. Para os candidatos classificados, o número é insuficiente do deficit de praças na Corporação. ”Pedimos que alterem a cláusula 9.1.1 (do Edital) para que seja chamado 3 (três) vezes o número de aprovados no concurso público para a realização do teste de aptidão física e demais etapas’‘, diz trecho de uma petição elaborada por uma comissão que foi criada pelos candidatos.
Para o candidato Luís Carlos, a intenção do movimento é fazer com que a cláusula do edital seja alterada até o dia 14 de julho (data provável para convocação da 2ª etapa). ”Montamos uma comissão com todos os aprovados do certamente, deu apenas 2.711 candidatos, queremos que alterem essa cláusula. Apenas 1.620 irão ao TAF, mas o teste reprova muito, fora as demais etapas e abstenções”, disse.
Polícia Militar se posiciona
O portal de notícias Sou de Palmas entrou em contato com a Polícia Militar e solicitou esclarecimentos sobre as reivindicações dos candidatos classificados, que respondeu com a seguinte nota:
A Polícia Militar informa que está seguindo as normas previstas no edital que rege o concurso público em andamento, o qual não prevê cadastro reserva, como em concursos anteriores.
Esclarece ainda que a quantidade de candidatos convocados para o exame de capacidade física (TAF), visa selecionar aqueles que estão aptos para o ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP) da PMTO, conforme o número de vagas já especificadas.
A segunda etapa do concurso (TAF) tem caráter eliminatório, portanto, a quantidade de candidatos convocados visa tão somente cobrir as vagas daqueles eliminados nesta fase. O número de vagas atende ao previsto no planejamento da corporação para o presente momento.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS