A Câmara Municipal de Palmas inaugurou nesta quarta-feira, 27, a sala médica para atendimento de servidores e leva o nome de Dr. João de Deus, em homenagem ao Ginecologista e Obstetra que ajudou a fundar a primeira maternidade particular de Palmas e atendeu durante anos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. O Projeto é da vereadora Professora Janad Valcari (PL), sendo possível graças à parceria com as instituições UNITOP e ITPAC da capital.
- Publicidades -
O filho de João de Deus, Henrique de Deus, esteve presente na homenagem e disse que ele e a família estavam muito honrados com a homenagem. Assim também a vereadora professora Janad Valcari disse ser uma justa homenagem pelo trabalho prestado pelo médico na capital. “Só temos a agradecer ao Dr João de Deus por ter ajudado tantas mulheres e por ter trazido tantas vidas ao mundo, com muito carinho todas as vezes que ele fazia um parto ou atendia uma paciente”, comentou.
A sala médica funciona toda quinta-feira, das 10h30 às 12h30, com agendamento para serviços odontológicos. Ainda estão previstos a realização de atendimentos como, serviços de aferição de pressão, exame de glicemia, aferição de saturação e oxigênio. O atendimento é gratuito.
Dr. João de Deus
João de Deus nasceu em 26 de julho de 1960 em Itaporã no Mato Grosso do Sul, filho de Gabriel de Deus e Santa Nossa de Deus. Foi bancário antes de se mudar para Vassouras no Rio de Janeiro, onde estudou medicina e posteriormente se especializou em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa de Belo Horizonte.
O médico João de Deus chegou a Palmas recém formado no ano de 1990, onde começou a trabalhar no município, sendo o primeiro ginecologista a chegar à cidade e o primeiro médico a ter um consultório particular, na antiga galeria Cactos. Juntamente com outros médicos, fundou a primeira maternidade particular de Palmas, a Materclínica e Clínica Saúde da Mulher, oferecendo atendimento com valor acessível para as mulheres. Foi funcionário do Hospital e Maternidade Dona Regina, tinha clínica particular no Espaço Médico e era membro da Comissão de Doenças Trofoblástica Gestacional, vinculada ao SUS.
João de Deus faleceu no dia do aniversário de Palmas, em 20 de maio de 2017, deixando seus três filhos Henrique, Vinicius e Fernando.