Mundo – Uma injeção semestral de um novo medicamento antiviral mostrou proteção total contra o vírus do HIV em jovens mulheres durante um ensaio clínico na África.
- Publicidades -
É a primeira vez que um medicamento de profilaxia pré-exposição (PrEP) é 100% eficaz na prevenção do HIV.
Estudo realizado em Uganda e África do Sul
Ensaios clínicos realizados em Uganda e na África do Sul demonstraram que injeções de lenacapavir ofereceram melhor proteção contra a infecção pelo HIV do que outros dois medicamentos de PrEP disponíveis atualmente. A farmacêutica Gilead Sciences anunciou os resultados na quinta-feira (20), embora os dados ainda não tenham sido submetidos à revisão por pares.
Linda-Gail Bekker, pesquisadora entrevistada pelo The New York Times, expressou entusiasmo: “Depois de todos os nossos anos de tristeza, especialmente com vacinas, isso é realmente surreal”.
Alternativa aos comprimidos diários
As injeções semestrais surgem como alternativa aos comprimidos diários, cuja adesão é baixa, especialmente entre jovens mulheres africanas, grupo com altas taxas de novas infecções. Lillian Mworeko, líder do Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com HIV na África Oriental, destacou a praticidade da injeção: “Para uma jovem que não pode ir a uma clínica na cidade ou guardar comprimidos sem enfrentar estigma, ou violência, uma injeção duas vezes por ano é a opção que poderia mantê-la livre do HIV”.
Dados do estudo Purpose 1
O estudo Purpose 1 envolveu cerca de 5,3 mil mulheres entre 16 e 25 anos. Nenhuma das 2.134 voluntárias que receberam lenacapavir contraiu HIV.
Em contraste, 16 das 1.068 mulheres (1,5%) que tomaram um comprimido diário de Truvada e 39 das 2.136 mulheres (1,8%) que receberam um comprimido diário de Descovy contraíram a infecção.
Testes com outros grupos
Outro braço do estudo está testando a eficácia do lenacapavir em uma população mais diversa, incluindo homens que fazem sexo com homens, pessoas transgêneros e usuários de drogas injetáveis, em seis países.
A Gilead Sciences planeja divulgar esses resultados até o final de 2024.