Brasileiros que têm dificuldade em acessar a internet podem se cadastrar para receber o auxílio emergencial de R$ 600 em uma das mais de seis mil agências dos Correios.
- Publicidades -
A opção foi anunciada nessa segunda-feira (08/06) pelo Ministério da Cidadania, que firmou uma parceria com a estatal. O atendimento já pode ser solicitado.
O cadastro será feito gratuitamente pelos funcionários dos Correios. “É um serviço para buscarmos os mais vulneráveis”, completou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.
Como fazer
O cadastro em uma agência dos Correios para receber o auxílio de R$ 600 é destinado apenas à população sem acesso aos meios digitais, segundo o Ministério da Cidadania.
- Identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário;
- CPF do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular;
- Dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE);
Para os que não são bancarizados, será aberta uma Conta Social Digital na Caixa Econômica Federal, caso o cadastro seja aprovado.
Para abertura de conta deverá ser apresentado um documento de identificação (RG, CNH, passaporte). O cidadão receberá um protocolo de cadastro ao final do atendimento.
Cadastro
Quem realizar o cadastramento nos Correios poderá consultar o andamento do pedido em qualquer agência da empresa após o prazo previsto de 10 dias para a conclusão da análise.
Para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF. “Vale ressaltar que os Correios não realizarão o pagamento do benefício”, informou o Ministério da Cidadania, em nota.
O acompanhamento da liberação do benefício também pode ser feito nos canais disponibilizados pelo Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa ou pelo telefone 121.
No sistema Busca Agência dos Correios (clique aqui), é possível obter informações sobre as unidades abertas ao público. A grande maioria dos pontos de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Com o intuito de evitar aglomerações, foi estabelecido um calendário para a solicitação do cadastro do Auxílio Emergencial nas agências, conforme o mês de nascimento do cidadão:
- Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro;
- Terça-feira: nascidos em março e abril;
- Quarta-feira: nascidos em maio e junho;
- Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro;
- Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro.