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O hábito da leitura ainda é considerado o melhor meio de empoderar as pessoas, através do conhecimento e da informação, geralmente pessoas que possuem esse hábito não são enganadas ou manipuladas com tanta frequência. Entretanto, nós vivemos em um mundo que tenta a todo custo fazer desaparecer esse hábito, o substituindo por conteúdos mais dinâmicos e superficiais, vídeos e imagens que levamos apenas alguns minutos (quando não, segundos) para consumir e passar para o próximo tópico. As consequências, como sabemos, a falta de conhecimento nos torna refém das narrativas que nos são apresentadas.
Os conteúdos consumidos podem variar de acordo com o interesse e a área de atuação das pessoas. Por exemplo, em países altamente desenvolvidos, há uma inclinação maior para conteúdos científicos, tecnológicos e literários, mas também há uma busca por informações diversas que estimulem o pensamento crítico. Nós, os brasileiros, somos um povo criativo de cultura riquíssima e personalidade cativante, isso já é bem estabelecido entre todos os países do mundo, o que nos falta, possivelmente é apenas a percepção de que podemos ser melhores também em aspectos que, muitas vezes, são desprezados.
O grande dramaturgo Nelson Rodrigues dizia sobre o povo brasileiro: “o Brasil não é uma pátria, não é uma nação, não é um povo, mas uma paisagem”, apontando que a maioria dos críticos do Brasil são os próprios brasileiros que não enxergam o próprio potencial. E muitas vezes fazemos isso, porque enxergamos nossa nação, não aos olhos de quem lê e estuda sobre nossa história e patrimônio cultural, mas de pessoas que tentam se estabelecer através dos problemas. Políticos que para se promover, enfatizam acima de quaisquer coisas, os problemas do país, nos fazendo ter o complexo do vira-latas.
O Brasil, de fato, possui uma riqueza cultural imensa e um potencial gigantesco. A mudança de mentalidade em relação à valorização do conhecimento, da leitura e da busca por soluções pode fazer uma diferença significativa no desenvolvimento do país. É um processo que envolve não só políticas públicas, mas também um esforço coletivo para valorizar a educação e a busca pelo saber.
Professor Wesley Santos
Pesquisador, Pedagogo
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