13 de junho de 2024 07:46

Cotidiano em destaque

Apple integra iPhone com ChatGPT e revela iOS 18; veja novidades

Publicados

sobre

Apple integra iPhone com ChatGPT e revela iOS 18; veja novidades
iOS 18 — Foto: Reprodução/Apple

A Apple anunciou nesta segunda-feira (10) o Apple Intelligence, um novo conjunto de recursos focados em inteligência artificial para iPhone, iPad e Mac.

Entre as novidades está a integração da assistente virtual Siri com o ChatGPT, o famoso robô conversador da OpenAI.

Siri com ChatGPT: Respostas mais naturais e personalizadas

O ChatGPT poderá ser usado para responder a comandos na Siri, além de criar textos e imagens. Para garantir a privacidade dos usuários, o recurso sempre pedirá autorização antes de ser utilizado. A integração estará disponível ainda este ano para iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia.

A Apple destaca que essa atualização tornará a Siri “mais natural, relevante e pessoal”. A assistente virtual, que recebe mais de 1,5 bilhão de comandos por dia, deve passar por uma grande transformação com a implementação do ChatGPT. A empresa considera essa mudança como “o começo de uma nova era” para a assistente.

WWDC 2024: Novidades para todos os dispositivos Apple

O anúncio foi feito durante a WWDC, o evento anual da Apple para desenvolvedores. Além do Apple Intelligence, a empresa também apresentou novidades para os sistemas operacionais de iPhone, Apple Watch, iPad, Mac e o novo Vision Pro.

Facilitando o dia a dia com o Apple Intelligence

O Apple Intelligence promete facilitar tarefas diárias, como a escrita de e-mails. Usuários poderão escolher diferentes tons para suas mensagens e resumir textos longos em tópicos. Outra novidade é a capacidade de ler comandos escritos e utilizar o que está na tela para fornecer mais contexto aos comandos de voz.

A Apple também lançou o Genmoji, uma ferramenta que cria emojis a partir de comandos de texto. Esses emojis podem ser compartilhados em aplicativos de mensagens, trazendo mais diversão e personalização para as conversas.

iOS 18: Personalização e privacidade aprimoradas

O iOS 18 recebeu várias opções de personalização. Agora, é possível bloquear aplicativos e exigir verificação por biometria para abri-los, aumentando a privacidade dos usuários. Os ícones de aplicativos na tela inicial podem ser posicionados livremente, sem a necessidade de seguir a “grade” tradicional.

O sistema também inclui um novo modo noturno, permitindo que os usuários personalizem as cores dos aplicativos. A Central de Controle foi redesenhada, oferecendo um visual mais limpo, com ícones arredondados e opções de personalização do tamanho dos atalhos.

watchOS 11: Avaliação de desempenho físico e saúde

O watchOS 11, sistema do Apple Watch, ganhou um recurso que avalia o desempenho físico com base na intensidade e duração dos exercícios. A nova versão do sistema analisa os resultados conforme o nível de esforço desejado pelo usuário.

O novo aplicativo Vitals permite visualizar informações de saúde ao longo da semana diretamente na tela inicial do Apple Watch, além de exibir alertas caso identifique métricas fora do padrão.

iPadOS 18: Calculadora nativa e assistente de matemática

Pela primeira vez, o iPad terá um aplicativo nativo de calculadora, incluindo a versão científica. O app, semelhante ao do iPhone, é compatível com a caneta Apple Pencil.

O iPadOS 18 também introduz o recurso Math Notes, um assistente para exercícios de matemática que oferece respostas, entende variáveis e cria gráficos.

Fotos: Organização aprimorada

O aplicativo Fotos foi totalmente redesenhado para manter as imagens mais organizadas. A nova versão permite criar pastas específicas para fotos de pessoas, animais ou viagens, facilitando a visualização das fotografias tiradas hoje, ontem, por mês ou ano.

Além disso, o app agora classifica imagens por rosto, similar ao Google Fotos.

Anúncio

Mais Vistos da Semana