A morte do humorista e apresentador Jô Soares comoveu o Brasil em 5 de agosto de 2022. O artista nos deixou aos 84 anos e estava tratando uma pneumonia. Agora, após quatro meses do acontecido, a causa foi revelada: insuficiência renal e cardíaca, estenose aórtica e fibrilação arterial. Supostos rumores afirmavam que a demora na divulgação das causas seria para evitar fofocas.
- Publicidades -
“Jô não escondeu a causa da morte por nenhuma razão específica. Ou para ensinar as pessoas a serem menos futriqueiras. As pessoas ficam velhas e morrem de causas naturais. Ele gostava da vida privada”, afirmou Flávia Pedras, ex-mulher de Jô Soares, em entrevista ao jornal “O Globo”.
Inicialmente, a família não quis revelar a causa da morte, mas uma amiga íntima e ex-produtora do programa dele informou que o artista enfrentava problemas urinários. As informações são do Notícias da TV.
Anne Porlan, que trabalhou como produtora no “Programa do Jô” (2000-2016) durante 22 anos, contou para a repórter Thaís Luquesi, do “SP1”, o que ocasionou a morte do humorista. “Ele morreu de maneira natural, não tinha nenhum problema com a Covid-19, ela [Anne] pediu que isso fosse reforçado”, disse a jornalista.
“Ele era muito cuidadoso e vinha tendo alguns problemas recorrentes urinários. Em decorrência disso acabou sendo internado no dia 28 de julho”, afirmou Luquesi.
O que são as causas?
Na insuficiência renal, os rins perdem a capacidade de executar funções básicas do corpo. Ou seja, não consegue eliminar substâncias tóxicas do organismo. Isso acontece por desidratação, sepse ou lesão nos rins por pedra nos órgãos, por exemplo.
Insuficiência cardíaca acontece quando o coração não bombeia sangue o suficiente para que consiga atender as necessidades do corpo. Dessa forma, o sangue se acumula nas pernas, pulmões e outros tecidos do corpo. A doença é comum e tem média de 2 milhões de casos por ano.
Já na estenose aórtica acontece um estreitamento da abertura da válvula aórtica que obstrui o fluxo de sangue. Dessa forma, o funcionamento do coração fica comprometido e pode acontecer enfraquecimento, causando dor no peito, fadiga e falta de ar.
Fibrilação arterial acontece quando os átrios do coração não se contraem no ritmo síncrono. No lugar, se tremem ou fibrilam, ou seja, batem muito rapidamente e de forma irregular.
Carreira
Nascido José Eugênio Soares, Jô nasceu em 16 de janeiro de 1938, no Rio de Janeiro. Ele trabalhou nas emissoras Continental, TV Rio, Tupi, Excelsior, Record, SBT e na Globo.
Depois dos programas voltados ao humor, o artista iniciou sua carreira como apresentador no SBT, com o programa “Jô Soares Onze e Meia”, que foi ao ar entre 1988 e 1999. Logo em seguida, em 2000, foi ao ar, na TV Globo, o talk-show mais famoso do país: o “Programa do Jô”, que ficou no ar por 16 anos.
Repercussão
A morte de Jô foi lamentada por artistas nas redes sociais. A apresentadora Adriane Galisteu postou: “Meu Deus o mundo sem você…. Meu amado amigo , diretor, conselheiro , vizinho que tristeza… você sempre foi cercado de amor e sempre será assim ! Vou seguir te aplaudindo e através de suas obras aprendendo com vc! Obrigada por tantas risadas , tantas conversas por todos os ensinamentos”.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820