O anúncio da disponibilização de nove veículos de UTI móvel distribuídas em Gurupi, Araguaína, Palmas e Paraíso, foi feito pelo governo estadual nesta terça-feira (3), após uma adolescente, de 13 anos, morrer à espera de leito.
- Publicidades -
A paciente morreu no dia 26 de abril. A família relata que a menina esperou por cerca de oito horas por uma ambulância com suporte avançado. O veículo estava em Gurupi e demorou a chegar em Paraíso do Tocantins. Ela foi transferida para o Hospital Geral de Palmas, mas não resistiu.
Na última segunda-feira (2), foi feita uma manifestação na cidade para cobrar a instalação de UTI e a aquisição de veículos com UTI móvel para atender os moradores da cidade.
“O caso da minha filha foi simples. O fato de a UTI Móvel ter demorado fez ela perder a vaga na UTI, no Hospital Geral de Palmas. A informação é de que o veiculo estava em Gurupi e que iria demorar muito para chegar”, disse o pai Thiago Martins Cardoso, de 35 anos.
Sobre o caso da menor, a Secretaria Estadual da Saúde enfatizou que a paciente foi acolhida inicialmente na Sala Vermelha e teve leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no HGP. Informou também que possui credenciamento aberto para contratação de unidade hospitalar, para implantação de leitos de UTI, mas até o momento, não houve unidade hospitalar, na cidade de Paraíso, interessada em participar.
“Com a disponibilização desta UTI, esperamos aperfeiçoar os trabalhos já desenvolvidos pelos servidores da Saúde que atuam em Paraíso e proporcionar à população de toda região do Vale do Araguaia celeridade na ida a uma unidade de referência de alta complexidade” afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
O veículo será utilizado para atender os pacientes que necessitarem de cuidados intensivos. A secretaria informou que também trabalha para a instalação de leitos de UTI no Hospital Regional.
“Já estamos com os projetos para ampliação da estrutura física do Hospital Regional de Paraíso prontos, apenas aguardando a liberação por parte da Vigilância Sanitária, para darmos inícios às obras e o objetivo é fazer 10 leitos de UTI até o final deste ano”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.
O secretário afirmou que a SES está com processo em fase de licitação de registro de preço para contratação de empresa que irá disponibilizar 30 UTIs móveis, que ficarão em seis bases estratégicas para atender as demandas de todo o Estado.