Brasil – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou, nesta segunda-feira (9), um alerta laranja de perigo devido à baixa umidade em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal (DF). Segundo o Inmet, nesses locais, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, o que representa risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças respiratórias e dores de cabeça.
- Publicidades -
Estados com alerta laranja
Além do DF, o alerta abrange os estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em algumas regiões, a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 12%, acentuando os riscos à saúde e ao meio ambiente.
Alerta amarelo para outros estados
O Inmet também emitiu um alerta amarelo, indicando perigo potencial, para os estados do Acre, Amazonas, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Nesses locais, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 20%.
Recomendações e cuidados com a saúde
A baixa umidade pode causar desconfortos, como ressecamento da pele e irritação nos olhos, boca e nariz. O Inmet recomenda medidas preventivas, como beber bastante água, evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes e não praticar atividades físicas intensas durante esse período. Também é sugerido o uso de hidratantes e umidificadores para minimizar os efeitos do clima seco.
Alerta de ondas de calor
Além dos alertas de umidade, o Inmet emitiu um alerta para ondas de calor nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e parte de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Até quinta-feira (12), as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média, o que aumenta ainda mais os riscos relacionados à baixa umidade.