8 de maio de 2024 23:03

Cotidiano em destaque

Adapec apreende mais de 700 quilos de queijos clandestinos que seriam vendidos nas feiras de Palmas

Publicados

sobre

Adapec apreende mais de 700 quilos de queijos clandestinos que seriam vendidos nas feiras de Palmas

Durante operação realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), 742 quilos de queijos clandestinos que seriam vendidos nas feiras de Palmas foram apreendidos. Segundo o órgão, os flagrantes foram registrados entre os dias 1º e 2 de dezembro. Em um dos casos, a carga estava na carroceria de uma pick-up, sem refrigeração e coberta apenas por uma lona.

Uma das apreensões foi realizada na madrugada desta quarta-feira (2). A equipe estava na barreira de Caseara, na divisa com o Pará, quando parou um veículo para fazer vistoria. Durante os trabalhos, descobriram que o condutor transportava 562 quilos de queijos ralados clandestinos, na carroceria de uma pick-up, enrolados em uma lona preta, sem nenhuma refrigeração, sem registro de nenhum órgão oficial de inspeção e nem rotulagem.

Segundo o gerente de inspeção animal, Antonio José de Sousa Caminha, neste caso de Caseara, a agência já vinha investigando a entrada de produtos clandestinos de origem animal no Estado, por meio da divisa com o Pará.

“Num serviço de inteligência conseguimos interceptar antes que este carregamento chegasse ao seu destino final, o que poderia acarretar sérios riscos à saúde da população que viesse a consumir este queijo,” ressaltou.

O condutor foi multado em R$ 4,5 mil e o produto será descartado no aterro sanitário de Caseara.

A outra apreensão foi registrada na TO-050, em Porto Nacional, nesta terça-feira, durante uma blitz realizada entre os municípios de Porto Nacional e Silvanópolis. Após abordagem de diversos veículos de cargas, foi encontrado em um ônibus de linha, um carregamento de queijo frescal sem procedência, ou seja, clandestino e o responsável informou que seria comercializado em feiras da capital.

Ao todo, foram apreendidos 180 quilos de queijo. O responsável pela carga foi autuado em R$ 2,4 mil e a carga também será destruída no aterro sanitário de Porto Nacional.

A fiscalização foi feita pela equipe de combate ao trânsito, industrialização e comércio clandestino de produtos de origem animal da Adapec.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana