28 de maio de 2024 22:52

Cotidiano em destaque

A história do filme ‘amaldiçoado’ que teve 4 protagonistas mortos antes ou durante as filmagens

Publicado em

A história do filme 'amaldiçoado' que teve 4 protagonistas mortos antes ou durante as filmagens

John Belushi, Sam Kinison, John Candy e Chris Farley têm mais em comum além do fato de serem comediante que morreram perto do auge da carreira. Os quatro tiveram seus nomes ligados a um mesmo filme, que nunca saiu do papel e passou a ter fama de “amaldiçoado” em Hollywood.

A ideia de transformar em filme o livro “The Incomparable Atuk” surgiu na década de 1970, mas nunca foi concretizada. O romance do canadense Mordecai Richler havia sido lançado em 1963.

O incomparável Atuk do título é o protagonista, que se sente como um peixe fora d’água. O jovem da etnia Inuit (anteriormente chamada de esquimó) deixa sua terra natal rural e vai para Toronto, onde encontra personagens e cenários que mexem com a vida de uma pessoa tão ingênua.

Mordecai Richler (1931-2001) havia sido indicado ao Oscar em 1975, pelo roteiro de “O grande vigarista”. Dois anos depois, fez o roteiro de “Adivinhe Quem vem para Roubar”, que seria refilmado em 2005 com Jim Carrey no papel principal e um novo título: “As Loucuras de Dick & Jane”.

A história do filme 'amaldiçoado' que teve 4 protagonistas mortos antes ou durante as filmagens

John Belushi em ‘Clube dos Cafajestes’ (1978) — Foto: Divulgação

1ª morte em 1982

Um roteiro baseado na história de Atuk foi escrito nos anos 70 por Tod Carroll, ex-redator da prestigiada revista humorística “National Lampoon” e especialista em comédias besteirol tipicamente americanas.

Esse texto acabou parando na mão de John Belushi, conhecido por seus papéis no programa “Saturday Night Live” e em filmes como “Clube dos Cafajestes” (1978) e “Os irmãos cara de pau” (1980).

Ele foi anunciado como o protagonista, interpretando Atuk, e o filme começaria a ser gravado em 1982. Belushi, no entanto, acabou morrendo no dia 5 de março daquele ano, aos 33 anos, após uma overdose no hotel Chateau Marmont, em Los Angeles.

Morte em acidente de carro

Em 1988, outro comediante em ascensão se interessou pelo papel. Sam Kinison, revelado em shows de stand-up e o menos conhecido desta lista, chegou a participar de alguns dias de filmagem na pele de Atuk.

De acordo com Tod Carroll, Kinison e parte da equipe do filme começaram a brigar. O protagonista não gostou de como o roteiro original foi filmado. As “diferenças criativas” levaram “Atuk” para o limbo. Em 1992, Sam Kinison morreu em um acidente de carro.

Em entrevista ao jornal “Los Angeles Time”, em 1999, o roteirista foi perguntado sobre as trágicas coincidências, mas não deu bola para o papo de maldição. “Não sou uma pessoa supersticiosa e isso não tem nenhum significado para mim. Com o ator certo e certo tom, pode ter sido um bom filme.”

Morte por ataque cardíaco

O projeto já era considerado amaldiçoado, mas mesmo assim a força do texto chamou a atenção de outro comediante. John Candy, canadense como Atuk, foi sondado para uma nova adaptação do romance.

Em 4 de março de 1994, no entanto, o ator de clássicos da comédia como “Antes Só do que Mal Acompanhado” (1987) e “Quem Vê Cara Não Vê Coração” (1989) sofreu um ataque cardíaco. Ele tinha 43 anos e estava no México gravando um novo filme.

A história do filme 'amaldiçoado' que teve 4 protagonistas mortos antes ou durante as filmagens

Chris Farley em ‘Um ninja da pesada’ (1997) — Foto: Divulgação

Mais uma morte por overdose

Após a morte de Candy, Chris Farley surgiu como um possível herdeiro. Revelado no “Saturday Night Live”, Farley se consolidou em comédias besteirol como “Mong & Lóide” (1995) e “Um ninja da pesada” (1997).

Ele queria dar uma nova guinada na carreira e se aproximou de produtores que queriam reviver o projeto de “Atuk”. Farley morreu em dezembro de 1997, após sofrer uma overdose na cidade americana de Chicago. Desde então, não se falou mais sobre o projeto.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana