“Já comi pastel do lixo muitas vezes, quando era criança, porque estava com fome e não tinha o que comer, e também sentia vergonha de pedir comida para as outras pessoas. Mas era um pastel quentinho, eu pegava bem na hora que jogavam no lixeiro”. Essa forte declaração é do Teotonho Santana Nogueira. Por esse nome poucas pessoas saberão de quem se trata. Mas se mencionar Theo Santana, o cantor da Guery Guery, os tocantinenses imediatamente vão saber quem é.
- Publicidades -
Teotonho Santana Nogueira, ou apenas Theo Santana, nasceu em Curionópolis, no estado do Pará, no ano de 1984. Pertence a uma família muito humilde, ao todo são onze irmãos. Aos três anos de idade mudou com a família para Paraíso do Tocantins, cidade localizada a 74 quilômetros de Palmas. Com oito anos já ajudava o pai e os irmãos na lida. No inverno trabalhava na fazenda capinando e colhendo, e no verão fazia tijolos na olaria.
Theo brinca que quando era criança seu pai chegava da roça com uma abóbora e dizia que era frango, ainda na inocência da infância, comia a abóbora pensando que estava comendo carne de galinha. Não foram raras as noites em que teve que dormir com fome, porque em casa não tinha nada para comer.
No ano 2000, Theo e a família, migraram para a capital. Com 11 anos engraxava sapatos na Avenida J.K, um dos principais centros comerciais de Palmas. Além de engraxar sapatos, também vigiava os carros das pessoas que se divertiam nos bares e restaurantes. Saía cedo de casa, na região sul da capital, e ia para o centro da cidade. Quando não conseguia ganhar dinheiro suficiente para voltar, passava a noite por lá mesmo, dormindo na calçada de uma lanchonete depois de banhar num posto de gasolina.
O interesse pela música veio desde muito pequeno, quando frequentava os comícios com família, em época de campanha eleitoral. Ainda moleque, brincava de cantar no karaokê, junto com o irmão. Durante aquelas brincadeiras as pessoas começaram perceber que Theo tinha talento para a música. Cantando no Karaokê começou a ganhar lanches, e as vezes até um dinheirinho, que dividia com o irmão.
Uma das irmãs o levou para morar com ela, queria que Theo terminasse os estudos. Lá a irmã montou uma oficina de bicicleta para que Theo trabalhasse sem precisar sair de casa. Nos intervalos do trabalho na oficina, entre um conserto de uma bicicleta e outro, aprendeu a tocar teclado. Em 2005, aos 21 anos, fez a sua primeira apresentação como cantor: se apresentou cantando em uma seresta.
Theo é um dos artistas mais requisitados da região. Faz em torno de 8 shows por mês, no Tocantins e em outros estados. Já chegou a se apresentar para uma plateia de 30 mil pessoas, quando teve a oportunidade de dividir o palco com a dupla Zezé de Camargo e Luciano. Apesar do sucesso é uma pessoa de hábitos simples, que quando não está fazendo shows gosta de ficar na companhia da família e receber os amigos em casa para conversar e jogar sinuca.
Casado há quatro anos, Theo é pai de duas meninas, uma de 13 e outra de 4 anos. “Não tenho vergonha do meu passado, pois nunca roubei e nunca fiz nada de errado. Meus pais me ensinaram a trabalhar desde cedo. Graças a Deus a música mudou a minha história. Cantando consegui dá uma vida digna para minha família”, declarou.